Com 87 anos de história e música o grupo premiado foi fundado por Mário de Andrade
Quarteto de Cordas é formado pelos violinistas Nelson Rios e Betina Stegmann, o violonista veterano Marcelo Jaffé e o violoncelista Rafael Cesario (Fabiana Stig)
Quando o escritor modernista Mário de Andrade criou o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, este já tinha em seu cerne a divulgação da música brasileira. Ao longo das décadas, o grupo foi premiado e reconhecido por crítica e público, tanto dentro do Brasil, quanto no exterior. Em sete oportunidades venceu como Melhor Conjunto Camerístico no Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e por três vezes levou o Prêmio Carlos Gomes. Hoje, 87 anos depois, ele se apresenta com outra formação, mas com o mesmo objetivo. É com um repertório 100% verde e amarelo que o premiado quarteto chega a Campinas no sábado, 29, às 20h, em um concerto gratuito no Jockey Club Campineiro. "Vamos tocar o mesmo repertório que levamos para a turnê que fizemos há alguns meses em Paris em um evento em comemoração ao Dia Mundial da Língua Portuguesa e ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922", conta um dos integrantes, o violinista Nelson Rios.
O Quarteto de Cordas é formado pelos violinistas Nelson Rios e Betina Stegmann, os dois com 20 anos de "casa" e o violonista veterano Marcelo Jaffé, que soma 38 anos no grupo. O violoncelista Rafael Cesario é o mais novo integrante, há quatro anos na formação atual. Juntos, eles se preparam para tocar em Campinas um repertório que vai navegar por entre peças dos compositores Osvaldo Lacerda, Hercules Gomes - algumas danças que ele compôs exclusivamente para o Quarteto no ano passado - e também Villa-Lobos. O concerto, avisa Nelson, é comentado, o que significa que os músicos trazem informações sobre as obras tocadas, situando o público sobre o que ele vai ouvir e, inclusive, sobre a época em que peça foi criada: "é bastante descontraído e menos formal do que um concerto tradicional", complementa o violinista.
Nelson, que é formado em Engenharia de Alimentos pela Unicamp, lembra que o Quarteto de Cordas já esteve em Campinas em outras ocasiões, mas a última apresentação por aqui tem pelo menos oito anos. "Estamos bastante empolgados em voltar a tocar aí. Lembro que eu sonhava em tocar na Orquestra Sinfônica de Campinas um dia", brinca ele. Sobre a turnê na França, que recebeu primeiramente o repertório que será tocado no Jockey Club, o músico revela: "é incrível podermos apresentar o nosso sotaque, o nosso swing para o público no exterior, especialmente com um repertório que não é tão conhecido. E o retorno é muito positivo, fomos muito bem recebidos e o público gostou bastante".
Programação da Série Pétalas
O concerto do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo faz parte da programação da Série Pétalas, organizada e promovida pelo Conservatório Carlos Gomes. "A Série Pétalas visa difundir a música de câmara em locais artísticos da cidade que eram pouco utilizados, como a Casa de Vidro, o Museu da Imagem e Som e, claro, o Jockey Club. Queríamos levar a música para além do Conservatório", explica Silas Simões, diretor artístico da casa.
A Série Pétalas traz músicos nacionais e internacionais e a próxima apresentação será do Duo de Contrabaixo formado por Ana Valéria Poles e Sérgio de Oliveira. O concerto será no Conservatório, em 1 de novembro, às 19h, também gratuito. "Entre os músicos que estão vindo para a nossa programação temos alguns dos mais importantes do País. É o caso do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo e também do Duo de Contrabaixo. A Ana Valéria e o Sérgio são dois dos principais contrabaixistas do Brasil", avisa Silas. A programação pode ser acompanhada pelo Instagram @conservatoriocarlosgomessp.
PROGRAME-SE
Concerto do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo
Quando: sábado, 29/10, às 20h
Onde: Jockey Club Campineiro
Praça Antônio Pompeu, 39, Centro
Entrada franca