CULTURA

Quando o mundo ficou quieto

O terror ‘Um Lugar Silencioso: Dia Um’, terceiro filme da franquia, mostra o momento inicial dos ataques das criaturas atraídas pelo som, em Nova York

Aline Guevara/[email protected]
27/06/2024 às 14:59.
Atualizado em 27/06/2024 às 14:59
‘Um Lugar Silencioso: Dia Um’ chega ao cinema seis anos depois do primeiro filme — considerado um dos 10 melhores de 2018 (Divulgação)

‘Um Lugar Silencioso: Dia Um’ chega ao cinema seis anos depois do primeiro filme — considerado um dos 10 melhores de 2018 (Divulgação)

Em 2018, um filme deixou o público em estado de tensão extrema diante de qualquer emissão de som, por mínimo que fosse. Agora, seis anos depois da estreia de "Um Lugar Silencioso", o terceiro filme da saga chega aos cinemas para contar o início da crise que levou o mundo — o que restou dele — a ficar silencioso para sobreviver. "Um Lugar Silencioso: Dia Um", como o título sugere, não é uma sequência da história e sim uma trama anterior, que vai nos levar para o primeiro dia da chegada e do ataque das criaturas alienígenas, guiadas para seus alvos por meio do barulho. 

MUDANÇA NA DIREÇÃO 

"Um Lugar Silencioso" foi uma aposta de John Krasinski (mais conhecido por interpretar o carismático Jim, da série "The Office"). Com míseros US$ 17 milhões, o cineasta e roteirista fez uma das produções mais comentadas do ano, eleita pelo Instituto Americano de Cinema como um dos 10 melhores filmes de 2018 e que arrecadou nas bilheterias 20 vezes o valor de seu custo. John ainda dirigiu o segundo filme, mas em "Um Lugar Silencioso: Dia Um" ele se afasta da cadeira da direção e assume o papel de produtor. Quem ocupa a posição de diretor e roteirista no novo filme é o premiado Michael Sarnoski (de "Pig — A Vingança"). 

DO CAOS AO SILÊNCIO 

"Dia Um" estabelece a caótica e barulhenta Nova York como ponto de partida para a história. A vencedora do Oscar, Lupita Nyong'o (de "Pantera Negra" e "Nós"), estrela o longa como Sam, uma mulher que está passando pela metrópole quando os monstros chegam. Ela se junta a um homem chamado Eric (Joseph Quinn) e, após uma certa relutância, os dois concordam em navegar e sobreviver juntos na cidade. Se Lupita é uma atriz já bastante experiente e querida na indústria de Hollywood, Joseph é novato, mas já tem um número de fãs considerável após brilhar como Eddie na quarta temporada da popular série "Stranger Things". 

De acordo com Lupita, atuar sem diálogos na maior parte do filme foi libertador. "Quando nós, atores, recebemos um roteiro, nós sempre procuramos interpretar o que está acontecendo entre as linhas de diálogos para trazer o personagem à vida. Como seres humanos, nós nos comunicamos bastante mesmo sem palavras. Então, quando tiramos as palavras, ficamos com algo mais primal, mais imediato e você precisa ser muito presente com os seus parceiros de atuação para saber exatamente o que está acontecendo", contou Lupita em entrevista ao programa CBS Mornings. 

A atriz informou que ela e Joseph tiveram um entrosamento muito natural desde o início das filmagens. Ainda segundo ela, o filme apresenta um material grave e intenso, mas que é tratado com ternura graças às interações entre os personagens. "É essa justaposição, esse contraste, que torna o projeto tão especial", complementa. 

Uma curiosidade sobre o filme: Lupita tinha medo de gatos antes de começarem as filmagens, mas precisou superar pois a sua personagem tem um gato e passa a história toda fugindo com ele e tentando protegê-lo. Ela foi auxiliada por uma "terapia felina" e terminou o trabalho tão apaixonada por gatos que acabou adotando um bichano.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por