TEATRO

'Psicose 4h48' em cartaz no Teatro Cultura Inglesa de SP

Peça da dramaturga britânica Sarah Kane mostra mulheres em estado de depressão

Agência Estado
22/04/2013 às 15:17.
Atualizado em 25/04/2022 às 19:21
Cena da peça 'Psicose 4h48', de Sarah Kane, encenada pela Fatal Companhia  (Divulgação)

Cena da peça 'Psicose 4h48', de Sarah Kane, encenada pela Fatal Companhia (Divulgação)

Um mês depois de encerrar a escrita da peça 'Psicose 4h48', a dramaturga britânica Sarah Kane (1971-1999) se enforcou no King’s College Hospital de Londres, com os cadarços dos próprios tênis. Aquele texto cênico já revelava seu estado de desespero: uma mulher à beira do suicídio tem os momentos finais de vida marcados por alucinações.

Montado em São Paulo em 2003 com Isabelle Huppert, 'Psicose 4h48' ganha nova versão, no Teatro Cultura Inglesa-Pinheiros, agora sob a responsabilidade de um especialista na obra de Sarah Kane: o diretor e tradutor Laerte Mello. À frente do grupo Fatal Companhia, ele utiliza recursos de videoarte, dança contemporânea e trilha sonora tocada ao vivo, além de escalar não apenas uma mas várias atrizes que apresentam vozes de uma ou mais mulheres em estado de depressão, alternando a percepção das personagens em relação aos tratamentos médicos recebidos e à forma com que os profissionais de saúde, familiares e amigos lidam com essas vozes.

Além disso, a trilha sonora foi montada baseada em sequências de acordes de canções de Radiohead, Joy Division, Tindersticks, PJ Harvey, Pixies e Ben Harper, bandas que influenciaram Sarah Kane.

Segundo Laerte Mello, o diferencial da montagem é descrever o estado de depressão e os tratamentos recebidos, não só por meio do texto, mas também pela dança contemporânea e por imagens de vídeos. A narrativa começa com o primeiro tratamento com drogas e atinge o pico de uma crise que a leva a uma tentativa de suicídio. Segue por sessões de eletrochoque, passa por um momento que parece ser uma recuperação, mas culmina com a morte fulminante.

Serviço

Peça 'Psicose 4h48'

Às segundas e terças-feiras, 21h. Até 14/5

No Teatro Cultura Inglesa-Pinheiros (R. Dep. Lacerda Franco, 333) - São Paulo, Telefone: (11) 3814-0100

De graça 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por