O espetáculo ‘Tá na Mesa’ será encenado em Campinas no espaço Maloca Arte e Cultura
A peça ‘Tá na Mesa' aborda os processos que envolvem o ato de se alimentar, desde questões sociais, políticas, de qualidade e origem dos alimentos (Nina Pires)
Contemplada com recursos da Lei Paulo Gustavo, a peça “Tá na Mesa” será encenada neste sábado (13) em Campinas, às 16h, gratuitamente, no espaço Maloca Arte e Cultura, no Parque Residencial Vila União. O projeto relaciona arte ao tema da alimentação, deslocando a mesa de seu lugar tradicional ao refletir sobre o ato de comer de uma maneira lúdica e, ao mesmo tempo, crítica.
“Esse projeto é fruto da parceria do Grupo Matula Teatro e da multiartista Nil Sena. Matula e Nil se conhecem há muitos anos, mas essa é a primeira parceria”, afirma a atriz da peça Alice Possani. Ela explica que esse projeto terá, no total, quatro oficinas e quatro espetáculos, apresentados em conjunto.
A primeira oficina Tambores e Sabores (que já está com as vagas esgotadas) acontece a partir das 9h neste sábado (13), no mesmo local da apresentação da peça. A atividade, ministrada por Nil, propõe relacionar o ato de cozinhar com músicas e histórias relacionadas ao prato do dia. Ao final da oficina, acontece a partilha da comida. Mesmo com os ingressos esgotados para a oficina, é possível assistir à peça “Tá na Mesa”. Basta chegar com 15 minutos de antecedência ao início do espetáculo.
No espetáculo Tá na Mesa, o Grupo Matula Teatro traz a trajetória de Luzia que, inspirada por um sonho, sai de casa para observar os costumes à mesa. Em seu percurso – que pode durar séculos ou apenas um dia –, ela passa por diversas situações que evidenciam os processos que envolvem o ato de se alimentar: questões sociais, políticas, qualidade e origem dos alimentos.
O espetáculo, explica Alice, atravessa esse ato de comer. “É uma ação cotidiana que fazemos o dia todo, mas poucas vezes paramos para olhar para esse ato”, analisa. O tema é abordado de maneira afetiva, através da questão de qualidade, gênero do alimento, da questão social e até mesmo percorrendo o percurso que ele faz até chegar na mesa. “O Brasil retornou para o mapa da fome. Então, esse tema da segurança e insegurança alimentar nos parece urgente e necessário”, aponta a atriz.
A peça tem direção de Ísis Madi, e além de Alice Possani, Erika Cunha também faz parte do elenco. A indicação etária é livre. Para acompanhar as datas das novas edições do projeto, basta verificar a divulgação pelo Instagram @malocaresiste.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.