Várias atividades e exposições serão realizadas durante este mês com o objetivo de levar o público ao museu
Na agenda, estão previstas rodas de conversa para debater temas diversificados (Divulgação)
Ações temáticas e interativas, rodas de conversa, discussão sobre acessibilidade e abertura de duas exposições integram a programação do projeto “Repertório Aberto”, no Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC). As atividades serão realizadas durante em julho em comemoração aos 60 anos do museu, com entrada livre e gratuita. Com o objetivo de aproximar o público e a instituição, o projeto tem produção e idealização de Andrea Mendes e Paula Monterrey.
O encontro “Tem bebê no museu!” é o primeiro evento do projeto e acontece no sábado (dia 12), com a presença da educadora e idealizadora, Nalú Lucchese. Mães e bebês de 6 meses a 3 anos participam de oficina sensorial e de experiência artística, que por meio do toque, permite que crianças sintam texturas de elementos de composição orgânica, manuseando livremente os materiais.
Já no dia 18, haverá a Roda de Conversa com Fábio Magalhães, curador da exposição “De Ruínas e Sonhos”, da artista plástica, arquiteta e designer, Anete Ring, e com o docente em História da Arte e da Cultura na Unicamp, Jorge Coli. O objetivo do encontro é abordar o conceito curatorial da exposição – que utiliza pinturas em tela e obras feitas com materiais de rejeito, além de radiografias e páginas amarelas de listas telefônicas.
A programação segue com o evento “MACC Bilíngue” no dia 19. Será uma visita acessível em Libras às exposições do museu, com acompanhamento do artista e designer gráfico, JP Acciari, atuante em eventos de promoção à inclusão. No mesmo dia, à tarde, acontecerá o encerramento da exposição “Isso é Livro!? – Livro de Artista como Possibilidade Poética”, com roda de conversa com parte dos 19 artistas atuantes na mostra.
Para finalizar a programação do projeto “Repertório Aberto”, em julho, ocorrerá o encontro do Grupo de Trabalho de Acessibilidade no dia 26, com a presença da convidada Lara Souto. É a primeira reunião – que terá sequência toda semana com convidados distintos para englobar diferentes vertentes de inclusão. O foco é discutir mudanças que tornem a instituição mais acessível a todos os públicos. Também no dia 26 serão abertas as exposições "Da raiz à pele", de Márcio Elias, e “Cidades Invisíveis”, de Corina Miyamoto Conceição Ishikura.
PROGRAME-SE
Programação ‘Repertório Aberto’
✔ Dia12
Das 11h às 12h – Tem bebê no museu!, com Nalú Lucchese
✔Dia 18
Às 15h – Roda de Conversa com Fábio Magalhães, curador da exposição “De Ruínas e Sonhos” e com o convidado Prof. Jorge Coli.
✔Dia 19
Das 11h às 12h30 – MACC Bilíngue – Visita em Libras às exposições com o artista JP Acciari.
Das 13h30 às 15h – Finissagem e roda de conversa com artistas da exposição “ISSO É LIVRO!?”.
✔Dia 26
Das 10h às 12h30 – Abertura do encontro do Grupo de Trabalho de Acessibilidade com Lara Souto, no Salão Vermelho.
A partir das 11h – Abertura das exposições "Da raiz à pele", de Márcio Elias, e “Cidades Invisíveis”, de Corina M. Conceição Ishikura.
Onde: Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC) – Rua Benjamin Constant, 1.633, Centro. Entrada gratuita e aberta ao público.
Informações: Fone do MACC (19) 2515-7095. Agendamento de visitas pelo e-mail [email protected]
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram