Criado em 2005, o projeto leva capoeira para instituições escolares e sociais, alcançando mais de 150 crianças e adolescentes, como uma expressão cultural completa
Ninja promoverá uma aula aberta sobre seu projeto ‘Capoeira Arteira’ durante o evento ‘Mulheres no Correio Popular’, em 2 de março (Divulgação)
Resgatar os aspectos culturais, a história e os valores da capoeira é o principal objetivo do projeto “Capoeira Arteira”, criado pelo campineiro Osvaldo Gelain Júnior, conhecido pelo apelido de Ninja. Ele entende que essa prática é a expressão cultural mais completa que existe e, quando treinada de forma correta e em uma boa escola, pode oferecer benefícios físicos, sociais e psicológicos. É com essa ideia que sua equipe leva o projeto “para dentro das instituições e escolas onde as aulas alcançam mais de 150 crianças e adolescentes (diretamente) e suas famílias (indiretamente), como recurso tanto na formação do atleta como do cidadão, difusão da cultura brasileira e valorização do ser humano”, afirma Gelain.
Ele trará sua experiência para uma aula aberta no evento “Mulheres”, que será realizado no pátio da sede do Correio Popular no dia 2 de março, às 11h. Com instrumentos musicais tradicionais da prática – como berimbau, atabaque, agogô, reco-reco e –, ele conduzirá uma aula aberta e gratuita, com interações lúdicas, que será finalizada com uma roda de integração.
Gelain explica que, na oportunidade, contará um pouco sobre a história da capoeira e a criação do projeto Capoeira Arteira, que é voltado para as famílias. Ele pratica a atividade desde os 12 anos de idade.
O professor relata que se encontrou com a capoeira “em um momento muito difícil da vida e, em vários momentos, a prática me ofereceu o apoio necessário que nenhum outro órgão público, privado ou religioso ofereceu”. Os pontos mais fortes dessa modalidade – que é uma expressão cultural afro-brasileira composta por elementos musicais e por movimentos corporais da dança e das artes marciais – são a socialização, agilidade e autoconfiança, explica o professor. “Levo para dentro das aulas e de minhas atividades intergeracionais, o conhecimento de mais de 18 anos na educação social. Nosso maior diferencial é o ensino da capoeira voltado totalmente para a família, com a proposta pedagógica que apoia o trabalho já desenvolvido dentro das escolas e instituições.” Atualmente, o projeto busca parceiros para montar um espaço próprio para a prática.
PROGRAME-SE
Capoeira Arteira - aula aberta
Quando: Dia 2 de março (sábado), às 11h
Onde: Correio Popular – Ruas Sete de Setembro, nº 189, Vila Industrial
Entrada Gratuita
Informações: Tel.: (19) 3772 8000 – Instagram @capoeiraarteira_oficial
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.