CULTURA

Projeto audiovisual ensina jovens da periferia a produzirem vídeos com o celular

Iniciativa visa capacitar 80 pessoas de baixa renda da cidade a gravar e editar com o smartphone

Da Redação/[email protected]
19/05/2024 às 10:18.
Atualizado em 19/05/2024 às 10:18
O projeto começa em 20 de maio com a formação em produção de vídeo para redes sociais, e segue até 12 de junho, para jovens com no mínimo 13 anos de idade (Divulgação)

O projeto começa em 20 de maio com a formação em produção de vídeo para redes sociais, e segue até 12 de junho, para jovens com no mínimo 13 anos de idade (Divulgação)

O Projeto Núcleo Audiovisual começa amanhã, segunda-feira, em Campinas, a capacitação de 80 jovens de baixa renda – moradores da cidade –, que aprenderão a produzir vídeos utilizando os celulares como ferramentas de gravação e edição. A iniciativa acontece entre os dias 20 de maio e 3 de julho, englobando uma oficina audiovisual presencial e um evento de encerramento.

O projeto começa com a formação em produção de vídeo para redes sociais, de 20 de maio a 12 de junho. A atividade se divide em quatro turmas na sede e na fazenda do Instituto Padre Haroldo. São elas: Turma 1 (sede), de 20/5 a 18/6, às segundas e terças-feiras, das 18h30 às 21h30; Turma 2 (sede), de 22/5 a 26/6, às quartas e quintas, das 18h30 às 21h30; e Turmas 3 e 4 (fazenda), de 21/5 a 12/6, às terças, quartas e quintas, das 18h30 às 21h30.

Os interessados precisam ter no mínimo 13 anos e devem se inscrever na administração do Instituto Padre Haroldo ou pelo link https://acesse.one/NAVCAMPINAS.

As aulas abordam os seguintes conteúdos: a escolha do tema do vídeo a ser produzido ao final do curso (sustentabilidade social e ambiental, representatividade feminina, desigualdade social e mídias); roteirização: argumento, escaleta e roteiro; decupagem e plano de filmagem; captura e edição de imagens; captura e edição de sons; montagem e finalização; retoques; digital influencer; Google e seus aplicativos; softwares gratuitos de edição de imagem e som; e desenvolvimento e gerenciamento de canais no YouTube.

Para encerrar o projeto, no dia 3 de julho, a partir das 19h, vai acontecer uma roda de conversa com os alunos do projeto na fazenda do Instituto Padre Haroldo, para que compartilhem suas experiências. Em seguida, um evento gratuito e aberto ao público exibirá os vídeos produzidos no curso e ainda haverá um setlist de DJ.

IMPORTÂNCIA DA INICIATIVA 

O produtor responsável pela iniciativa, Jonas Zilberleib, conta que “é muito importante aliar impacto social com projetos culturais. O projeto Núcleo Audiovisual gera conhecimento e oportunidades para jovens e adultos no meio do audiovisual e ajuda a fomentar a indústria criativa local”.

O projeto tem como inspiração a pesquisa “Juventudes e Conexões”, que consultou 1.400 pessoas entre 15 e 29 anos, e mostra como a produção de conteúdo para redes sociais é impactante na vida desses jovens. Segundo o estudo, 51% dos participantes acreditam que a internet estimula a inovação ou a geração de ideias; 70% consideram que a internet estimula a colaboração entre empreendedores; e 30% afirmam que a relação consigo mesmo melhorou com o acesso a conteúdos sobre cabelo, corpo, sexualidade e identidade.

Em meio a essas informações, o Núcleo Audiovisual tem como objetivos introduzir os participantes na linguagem audiovisual; promover a inclusão digital a partir do ensino de produção de conteúdo para influenciadores digitais; melhorar o desempenho dos alunos em leitura, escrita e comunicação oral; e ampliar as oportunidades dos jovens no mercado de trabalho.

Depois de Campinas, a iniciativa deve passar, ainda em 2024, pelos municípios de Salto (SP) e Indaiatuba (SP) e oferecer a formação gratuita para jovens a partir de 13 anos. Durante as aulas, serão produzidos 60 vídeos de até 5 minutos que serão disponibilizados gratuitamente no canal do projeto no YouTube.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por