PROGRAME-SE

Projeto “Amanhã Gente Grande” narra histórias com fantoches

A professora de educação infantil Maria Lucila Furlan Gaiotti será a narradora de uma história de superação; ela estimula pais a lerem mais para seus filhos

Da Redação/ cadernoc@rac.com.br
22/02/2024 às 09:13.
Atualizado em 22/02/2024 às 09:13

A contadora de histórias Maria Lucila Furlan participará do evento ‘Mulheres no Correio Popular’, em 2 de março (Alessandro Torres)

“As histórias são partes de vidas dos seres humanos, por isso, tocam o coração de quem ouve. Ouvir, observar expressões, tom da voz, tato, olhar, não há conexão que resista. Todos os pais deveriam colocar em suas rotinas ler uma história para seu filho, em especial, a que relate fatos de suas vidas.” Esta declaração é da contadora de histórias Lucila Gaiotti que, como voluntária da Fundação Logosófica de Campinas, participará do evento “Mulheres no Correio Popular” no dia 2 de março, quando promoverá um momento com crianças e familiares, interagindo com o público por meio de bonecos de fantoches.

O livro escolhido para leitura é “Os óculos do Invisível”, de Bruna Tadross, que integra o projeto “Amanhã Gente Grande”, que estimula pais e docentes a escreverem histórias da própria infância. “O propósito é contar sobre uma criança que superou uma dificuldade, adversidade ou incompreensão e o fato contribuiu como elemento para conduzir melhor a vida”, explica Lucila. No evento, cada criança receberá óculos para enxergar algumas palavras como se estivessem lendo na própria mente. A contação de história durará em torno de 30 minutos, é aberta e gratuita.

Lucila conta que a contação de história surgiu quase que automaticamente em sua atuação docente. “Depois, fui me aperfeiçoando, aprendendo algumas técnicas e não saiu mais de minha vida.” Ela diz que em suas narrações gosta de interagir com o público e fazer os que assistem se tornarem parte da história, como recurso para que ela jamais seja esquecida. “Este momento de contação proporciona, em quem ouve, um momento mágico de pertencimento onde não se sentem meros espectadores, mas como parte do que está sendo apresentado. O objetivo principal é levar a pensar, refletir, observar e interagir”. E encerra a conversa com uma pergunta que está na capa do livro “Os óculos do Invisível”: Se os óculos são para enxergar, como enxergar o que não se pode ver?

PROGRAME-SE

Contação de Histórias — Projeto Amanhã Gente Grande

Quando: Dia 2 de março, sábado, às 10h

Onde: Correio Popular Rua Sete de Setembro, nº 189, Vila Industrial

Entrada Gratuita

Informações: Tel.: (19) 3772 8000 Instagram @correiopopular @fl.campinas

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por