Esta é a 28ª Semana Italiana, que celebrará com várias atividades os 46 anos da Casa D’Italia: apresentações musicais, homenagens, a tradicional Polentata e uma grande festa para encerrar o evento (Kamá Ribeiro)
A comunidade italiana de Campinas, uma das maiores da cidade, inicia neste domingo as comemorações da 28ª Semana Italiana, que em 2024 faz parte das comemorações dos 150 anos da imigração no Brasil. É uma história que começou a ser escrita em 21 de fevereiro de 1874, quando o navio La Sofia, com 386 pessoas, atracou no Porto de Vitória, no Espírito Santo. A Casa D’Italia, que completa 46 anos no dia 17 de abril, é um espaço que busca preservar as raízes italianas, especialmente o idioma. “Nós somos uma escola, onde as pessoas podem ter aulas de italiano. E a Semana Italiana é importantíssima para a divulgação do idioma e da cultura da Itália em Campinas para os descendentes”, conta Celia Pescarini, presidente da instituição. O tradicional evento reúne uma programação eclética que busca de maneiras diferentes promover a arte, a cultura e a linguagem originárias da Itália.
“A Semana Italiana tem o objetivo de resgatar as tradições, a cultura, revisitar os costumes que passam de geração em geração e que continuam até hoje”, disse o vice-presidente da Casa D’Italia de Campinas, Luiz Carlos Rossini. Neto de italianos, Rossini é também presidente da Câmara Municipal de Campinas e autor da lei que deu origem, em 1994, ao “Dia Municipal da Comunidade Italiana”.
DESTAQUES DO EVENTO
O evento começa, como manda o costume, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Itália e de Campinas na Casa D’Italia. A cerimônia será acompanhada pela execução dos Hinos Nacionais dos dois países pelo Coral Pio XI, composto somente de vozes masculinas, e do coro Vozes Amigas, que reúne um grupo de mulheres. “Sempre fizemos essa abertura com o Coral Pio XI, que é bastante antigo na cidade. É tradição”, aponta Celia. Os estandartes vão permanecer hasteados durante toda a semana do evento.
Parte da programação é destinada a promover a cultura italiana, como é o caso da apresentação da Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos (ABAL) na quinta-feira (dia18 de abril), às 19h, na Casa D’Italia. Nela, a soprano Marina Gabetta, descendente de italianos, apresentará canções italianas. No sábado à noite, o Teatro Castro Mendes recebe a encenação do espetáculo “La Pioggia”, escrito e dirigido por Celso Rodrigues. A peça, uma comédia romântica musical, narra a história de amor de Marcelo e Gigi, dois jovens que moram em uma pequena cidade da Itália. Ele, cansado da tranquilidade local, anseia por novas experiências, decide explorar o mundo e acaba vindo parar no Brasil.
No domingo, dois eventos foram incorporados na Semana Italiana: a Prova Tiradentes de Ciclismo dá destaque a um dos esportes mais praticados na Itália; e a missa da Igreja São Joaquim e São Roque, celebrada inteiramente em italiano pelo Padre Jeferson Luiz Pereira da Silva, ressalta a importância da religião católica na cultura italiana.
CELEBRAÇÃO GASTRONÔMICA
Dois eventos devem atrair o público que quer aproveitar a culinária tradicional. Na sexta-feira, no Tênis Clube, acontece a popular Polentata. A chef Sirley Jacomini assume as panelas na elaboração do prato aos moldes da polenta na tábua italiana. “Essa é tão pedida que fazemos duas vezes por mês na Casa D’Italia. Leva cogumelos, manjericão, costelinha, bacon”, explica a presidente da instituição. A Polentata deste ano terá a participação do DJ Alexandre Ferro, que pretende colocar o público para dançar com as animadas canções italianas. Essa é a única programação paga da Semana e os convites podem ser adquiridos pelo WhatsApp (19) 99333-6911.
Já no próximo domingo (dia 21), a Festa Italiana é aberta a todos, gratuitamente, na Praça Dom Agnello Rossi, em Joaquim Egídio. Com música ao vivo, também contará com food trucks com comidas típicas. O evento acontece das 12h às 18h.
REPRESENTATIVIDADE
Os primeiros imigrantes chegaram à região de Campinas para trabalhar nas plantações de café no final do século 19 e início do 20, para substituir a mão de obra escrava. “Por volta de 1874, já se encontravam italianos na cidade, mas eles vieram mesmo em grande número no final da década de 1880”, disse Romilda Aparecida Cazissi Baldin, escritora, genealogista e membro titular do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Campinas (IHGG), autora do estudo “Os Italianos em Campinas e Região”. Muitos artesãos em sua terra natal também se fixaram desempenhando profissões como alfaiates, pedreiros, músicos, escultores, sapateiros, barbeiros e outras. “Os italianos sempre estiveram presentes na vida produtiva, social e cultural do município”, acrescentou Romilda Baldin.
Em 1881, por exemplo, um grupo de imigrantes fundou uma escola e uma casa de caridade, que depois se tornou um centro recreativo, cultural e beneficente, o Circolo Italiani Uniti. A sede da entidade foi, posteriormente, transformada em um hospital para atender à população da cidade, que no final de 1918 foi atingida pela epidemia de gripe espanhola. O prédio foi sendo ampliado ao longo dos anos e, em 20 de setembro de 1942, passou a se chamar Casa de Saúde.
PRESENÇA
Os sinais da presença dessa comunidade estão em todos os locais. São letreiros de identificação de empresas, no monumento existente em Sousas e nas fotografias do museu do distrito, que registram o fluxo de imigração.
Esse envolvimento se dá em todo o País. Estimativas indicam que o Brasil tem cerca de 32 milhões de descendentes de italianos, o equivalente a 15,76% do total da população, que é de 203,08 milhões de pessoas, de acordo com o Censo 2022. É a maior comunidade italiana fora de seu território. Dessa parcela, entre 15 e 20 milhões estão no Estado de São Paulo, segundo o Consulado-Geral da Itália.
Programação completa:
✔ Domingo, às 10h
Hasteamento das bandeiras e execução dos Hinos Nacionais Italiano e Brasileiro, com Coral Pio XI e Vozes Amigas
Onde: Casa D’Italia – Rua dos Bandeirantes, 367, Cambuí – Gratuito
✔ Segunda, às 18h
Abertura oficial da Semana Italiana com presença de autoridades no saguão do Paço Municipal
Onde: Avenida Anchieta, 200
Evento para convidados
✔ 16/04, terça, às 20h
Entrega do Título de Cidadão Campineiro a Valter Patriani
Onde: Casa D’Italia – Rua dos Bandeirantes, 367, Cambuí – Gratuito
✔ 17/04, quarta, às 19h
Apresentação do TCC das alunas de Relações Públicas da PUC-Campinas sobre a Casa D’Italia
Onde: Casa D’Italia – Rua dos Bandeirantes, 367, Cambuí – Gratuito
✔ 17/04, quarta, às 20h
Palestra com a travel designer Carla De Angelis: “Destino Itália: o passo a passo para uma viagem memorável”
Onde: Casa D’Italia – Rua dos Bandeirantes, 367, Cambuí – Gratuito
✔ 18/04, quinta, às 19h
Apresentação da ABAL (Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos)
Onde: Casa D’Italia – Rua dos Bandeirantes, 367, Cambuí – Gratuito
✔ 19/04, sexta, às 20h
Tradicional Polentata — música ao vivo
Onde: Salão Social do Tênis Clube de Campinas – Rua Coronel Quirino 1.346. Cambuí - R$ 150 o convite, pelo WhatsApp (19) 99333-6911
✔ 20/04, sábado, às 19h30
Apresentação do musical “La Pioggia”, de Celso Rodrigues
Onde: Teatro Castro Mendes - Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial – Entrada 1 kg de alimento
✔ 21/04, próximo domingo, a partir das 7h
Prova Tiradentes de Ciclismo
Onde: Concentração na Avenida Mackenzie – Gratuito
✔ 21/04, domingo, às 11h
Missa celebrada em italiano pelo Padre Jeferson Luiz Pereira da Silva, com o Coral Santana
Onde: Igreja São Joaquim e São Roque – Rua José Inácio, 136-206, Joaquim Egídio – Gratuito
✔ 21/04, domingo, das 12h às 18h
Festa Italiana
Onde: Praça Dom Agnello Rossi, Joaquim Egídio – Gratuito
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.