LITERATURA

Professor da Unicamp lança livro de contos sobre encontros e desencontros

Em “O Amor Urbano”, Paulo S. Oliveira traz histórias do dia a dia de pessoas nas metrópoles

Aline Guevara/ [email protected]
17/01/2024 às 09:17.
Atualizado em 17/01/2024 às 13:09
Em seu primeiro livro de contos, Paulo S. Oliveira traz narrativas sobre pessoas que se encontram em cafés, bar, praia, trabalho, onde descobrem romance, paixão, sexo, além de traição e ódio (Divulgação)

Em seu primeiro livro de contos, Paulo S. Oliveira traz narrativas sobre pessoas que se encontram em cafés, bar, praia, trabalho, onde descobrem romance, paixão, sexo, além de traição e ódio (Divulgação)

O professor de Ecologia da Unicamp, Paulo S. Oliveira, acaba de lançar seu primeiro livro de contos, “O Amor Urbano — Histórias do Rio e de Sampa” (184 páginas, Editora Telha). Na obra, o autor traz 10 histórias passadas nos centros urbanos do Rio de Janeiro e São Paulo, nas quais é possível acompanhar narrativas sobre pessoas se encontrando em cafés, bar, praia, trabalho, academia, farmácia – de onde saem descobertas, romance, paixão, sexo. Também há desencontros, traição, mágoas, ódio.

“Como pesquisador na área de Ecologia, me preparei ao longo da carreira para observar e interpretar o que ocorre na natureza. Esse senso de observação inclui detectar detalhes sobre o comportamento dos animais, as relações entre eles, medo, atração, as relações deles com as plantas, onde se abrigar do perigo, onde procurar o parceiro sexual e como enfrentar os rivais. Desenvolvi esta mesma curiosidade ao observar as pessoas, imaginar seus desejos, suas carências e os caminhos que seguem”, explica o autor.

O livro situa os personagens em diversas regiões urbanas, de áreas mais pobres a bairros de classe alta, e passa por temas como assédio sexual no trabalho, bissexualidade, homossexualidade, racismo, violência urbana, violência doméstica, prostituição masculina e feminina, alcoolismo, adoção infantil e psicoterapia.

Paulo diz que as histórias de “O Amor Urbano” já estavam em sua cabeça e que essa efervescência da cidade grande o encanta. “Os encontros fortuitos que mudam vidas são um tema que sempre me atraiu. Acontece no dia a dia de todos nós, no trabalho, na esquina de casa, no mercado, no agito da noite, essas alegrias e tristezas vêm à flor da pele. O livro trata dessas sensações e de como lidamos com elas. Penso que as pessoas irão se ver nas histórias”, completa. O livro está disponível para compra no site da editora Telha.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por