CADERNO C

Prefeitura de Campinas vira cenário de filme

Cenas do longa ‘Descontrole’ foram gravadas no Paço Municipal neste final de semana

Mariana Camba/[email protected]
06/05/2025 às 15:13.
Atualizado em 06/05/2025 às 15:13
Gravações ocorreram entre 19h de sábado e 4h de domingo, com a presença dos atores Fiuk e André Luís e dezenas de figurantes (Firmino Piton)

Gravações ocorreram entre 19h de sábado e 4h de domingo, com a presença dos atores Fiuk e André Luís e dezenas de figurantes (Firmino Piton)

Perseguição, adrenalina e muitas manobras automobilísticas ocuparam a fachada da Prefeitura de Campinas neste último final de semana (dias 3 e 4). A escadaria do prédio que comporta a Administração Municipal se tornou cenário de algumas das principais cenas do longa de ação “Descontrole”. Participaram das cenas – filmadas entre 19h e 4h – os atores Fiuk e André Luís, 150 figurantes e 80 carros.

Segundo o ator e diretor do filme, André Luís, a cena mostra o momento em que o personagem “Mascarado” invade o espaço público para protestar contra o vazio e superficialidade da sociedade atual. Ele surge em meio aos carros, desce pelas escadarias da Prefeitura e faz um discurso contra a lógica consumista da vida moderna. Luís explicou que para viabilizar as gravações do filme no Paço Municipal foi preciso uma pré-produção que durou pelo menos 20 dias, para que as adequações necessárias fossem viabilizadas, como o desvio e controle do trânsito no local. As gravações contaram com o apoio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e da Prefeitura.

O objetivo era concluir as gravações ainda no último final de semana, porém um dos carros dos atores apresentou problema mecânico e a produção terá de ser retomada. A previsão é que as filmagens sejam finalizadas no próximo final de semana – na madrugada entre os dias 10 e 11 – ou durante a madrugada do sábado seguinte (17).

Esta não é a primeira vez que Campinas é palco de gravações de filmes. O longa “Tração” – lançado em 2023 e também dirigido por Luís – teve 80% das cenas filmadas na cidade, como por exemplo na Avenida José de Sousa Campos (Norte-Sul), em frente da Escola de Cadetes e do Teatro Castro Mendes, e no Túnel Joaquim Gabriel Penteado.

CENÁRIO IDEAL 

Segundo Luís, realizar a produção e filmagens de longas em Campinas é uma tentativa de fomentar o mercado do cinema local e de utilizar o potencial arquitetônico e visual do município. “A cidade é o cenário ideal para narrativas contemporâneas”, disse o diretor. Nesse contexto, acrescentou, Campinas apresenta um grande potencial devido ao aspecto urbano de metrópole que oferece, junto de uma arquitetura colonial e intimista. Luís destacou que essa junção faz da cidade o palco ideal para a ambientação de inúmeras narrativas. O diferencial, ressaltou, está na união dos aspectos contemporâneos com os cenários clássicos do século passado.

O ator e diretor contou que a fachada e escadaria da Prefeitura foram escolhidas como cenário do longa devido à arquitetura do prédio e por causa da representação política necessária para a ambientação da cena. Além disso, a iluminação presente na fachada e na parte inferior da estrutura com luz azul, também coincidiu com a escolha da paleta de cores usadas como referência no filme. “A iluminação foi um feliz acaso que complementou perfeitamente a proposta de luz e imagem do filme.”

Campinas, ressaltou, precisa ser berço de iniciativas de grande porte no segmento cinematográfico. “Aqui há inúmeros talentos e locais ideais de produção que não são aproveitados em sua potência. Por isso, muitos talentos acabam migrando para outras cidades da região, como Paulínia.” Além das cenas em frente da Prefeitura, Luís disse que a ideia é retornar à cidade para gravações de mais ambientações para o filme. O ator e diretor garantiu que quer aproveitar cenários como as Avenidas Dr. Moraes Salles e José de Sousa Campos (Norte-Sul) e o Balão da Torre do Castelo.

O FILME 

O longa “Descontrole” acompanha um grupo de amigos apaixonados por carros e drift que presencia as ações do “Mascarado”, figura misteriosa que protesta contra o excesso de produtividade e o vazio existencial da sociedade atual. No filme, as marcas de pneu no asfalto simbolizam as cicatrizes da alma humana. A estreia do longa está prevista para o segundo semestre de 2026. A produção é assinada pela Owner Entertainment, empresa sediada em Campinas, e reúne no elenco Fiuk, Caio Castro, Cléo, Luciano Szafir e Henrique Fogaça.

Segundo Luís, a ideia do filme surgiu ainda em 2021, durante as gravações do longa “Tração”, no qual o ator Fiuk também atuou. A proposta era viabilizar uma produção voltada para a temática dos carros e com técnicas de pilotagem como o drift. Assim, o roteiro de “Descontrole” foi finalizado no ano passado e em novembro as filmagens tiveram início com cenas de perseguição em alta velocidade gravadas em Balneário Camboriú. "Este é um filme independente, então vamos produzindo em uma velocidade um pouco menor que a habitual. Quanto mais parceiros e patrocinadores contribuem, mais o projeto caminha.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por