TURISMO

Praia do Forte: para esquecer de tudo e relaxar

Os 12kms de areias brancas são banhadas por águas quentes e cristalinas em tom verde-esmeralda

Dominique Torquato
dominique@rac.com.br
10/03/2013 às 09:50.
Atualizado em 26/04/2022 às 01:24

Praia do Forte, Bahia (Dominique Torquatro/AAN)

Meio-dia: sol a pino. Se puder escolher, visite a Praia do Forte próximo desse horário. É quando as cores do lugar ficam ainda mais vibrantes, fruto da incidência da luz solar.

A praia é belíssima, com 12kms de extensão de areias brancas, banhadas por um mar de águas quentes e cristalinas em tom verde-esmeralda. Esse paraíso exuberante fica no município de Mata de São João, no litoral Norte da Bahia.

Do Aeroporto Internacional de Salvador até o local são 53kms de distância. O percurso não dura mais que 40 minutos e a estrada é ótima. Na Praia do Forte a natureza é a protagonista. O turismo é feito de forma responsável, com projetos de preservação do meio ambiente como o

Tamar e o Baleia Jubarte.

Protegidas por recifes de corais que formam dezenas de piscinas naturais, em alguns meses do ano é possível encontrar tartarugas-gigantes e baleias jubarte nadando bem ao lado dos turistas.

Preservação

Criado em 1980, o Projeto Tamar—Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), órgão do Ministério do Meio Ambiente, faz pesquisa, conservação e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção, protegendo cerca de 1,1 mil kms de praias, por meio de 23 bases mantidas em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso desses animais, no litoral e ilhas oceânicas, em nove estados brasileiros.

O Tamar da Praia do Forte é bem movimentado.

Chegam turistas de todos os lados, sempre ansiosos para entrar e dar de cara com uma tartaruga. Crianças e adultos disputam um lugar próximo das tartarugas. Com muita sorte dá até para tocá-las.

A visita é guiada por biólogos apaixonados. Eles não se cansam de explicar a importância de preservar as espécies. Existem tanques com variedades de peixes onde as crianças podem colocar as mãos para perceber com o tato a textura do animal, uma experiência única. No local existe uma loja com produtos do projeto Tamar, para que os visitantes possam levar para casa uma lembrança.

Explore a vila

Para conhecer a Aldeia de Pescadores, que deu origem ao que é hoje uma das praias mais famosas do Brasil, a melhor opção é chamar um Tuc Tuc, que é uma moto adaptada para levar dois ou mais passageiros. Esse é o transporte mais popular da região e tem bons preços. A passagem do hotel ao vilarejo sai por R$10,00.

Quem conheceu a aldeia há alguns anos, fica surpreso. A única coisa que não mudou foi a capelinha de São Francisco de Assis. O progresso trouxe modernidade à Mata de São João, que tem até um calçadão movimentado, frequentado por moradores e turistas. Ali também ficam restaurantes e muitas lojas de grifes, como em qualquer shopping de metrópole.

Hospedagem

Em perfeita integração com a natureza, pousadas e hotéis são emoldurados por um vasto coqueiral. Um deles é o Tivoli Ecoresort Praia do Forte. Baianas a caráter e clima de praia recebem os visitantes. O ritual de boas-vindas inclui ainda uma refrescante água de coco.

Nos quartos, os hóspedes são recebidos com uma farta cesta de frutas.

As estruturas se integram aos jardins, sem agredir a paisagem. A sensação é que o hotel surge naturalmente por entre a vegetação. São 287 apartamentos, todos com varandas de frente para o mar. A noite chega rápido, brindada por um inesquecível pôr do sol.

Para quem deseja somente relaxar, o resort tem um gramado bem cuidado junto à praia, com coqueiros verdes, canto dos passarinhos e o som das ondas do mar quebrando bem próximo.

Para ampliar áreas de relaxamento, o resort ergueu o Thalasso SPA, com salão de beleza, fitness center e área de descanso, além de uma piscina climatizada com hidromassagem, três saunas, circuito bitérmico, tanque de água gelada e caminho das pedras. O spa oferece ainda uma série de tratamentos, como máscaras faciais de ouro ou diamante com caviar. Há ainda um espaço à beira da praia, o Beach Spa, montado nos jardins do hotel, no qual são oferecidos diversos tipos de massagens.

Para quem deseja manter uma rotina esportiva, o resort tem um parque aquático com oito piscinas, campo de futebol, quadras de tênis e vôlei de areia, opções de esportes náuticos, mergulho, pesca, aulas de ioga, dança e caminhadas.

Gastronomia

Mesmo no formato bufê, os pratos servidos nos restaurantes do resorts são criativos e variados. São três restaurantes e quatro bares. As opções de cardápio são diversas. Para o café da manhã e jantar, uma ótima pedida é o Goa. O restaurante tem no bufê mais de 100 itens da culinária baiana e internacional. Do lado de fora, saguis brincam nos coqueiros. Os visitantes podem chegar perto, fotografar e filmar.

Ampliação

O Tivoli Ecoresort acaba de agregar ao seu sítio o Tivoli Ecoresidences — condomínio de luxo com 42 casas.

Projetadas pelo escritório Bernardes & Jacobsen Arquitetura e paisagismo desenvolvido por Fernando Chacel, o design, material e distribuição dos imóveis tiveram como premissa a redução do impacto ambiental, buscando equilíbrio entre as casas e o meio ambiente. 

A jornalista Dominique Torquato viajou ao município de Mata de São João a convite do Tivoli Ecoresort Praia do Forte

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por