música brasileira

Pianista Amilton Godoy abre a Mostra Sesi de Música Instrumental

Show será nesta quinta-feira e conta com o repertório de seu novo álbum

Aline Guevara
25/05/2022 às 10:16.
Atualizado em 25/05/2022 às 10:16
Amilton Godoy, Edu Ribeiro e Sidiel Vieira (da esquerda para a direita): parceria musical de sucesso (Divulgação)

Amilton Godoy, Edu Ribeiro e Sidiel Vieira (da esquerda para a direita): parceria musical de sucesso (Divulgação)

O renomado pianista Amilton Godoy conhece bem Campinas. Ele lembra que já fez diversos shows na cidade ao longo de sua carreira, mas para a nova aparição que fará esta semana por aqui ele prepara algo especial: o repertório é seu novo álbum em comemoração ao seu aniversário de 80 anos. Essa apresentação, que será nesta quinta-feira (26), às 20h, no Sesi Amoreiras, marca a abertura da Mostra Sesi de Música Instrumental.

O álbum comemorativo "Amilton Godoy - 80 anos", lançado em 2021, foi idealizado pelo pianista com afeto. Ele quis, através de algumas faixas, retratar momentos marcantes da sua história na música. "Eu procurei colocar composições que fossem importantes e significativas na minha carreira", diz. O repertório traz, por exemplo, "Scheherazade", uma suíte sinfônica composta pelo russo Nikolai Rimsky-Korsakov baseada no livro "As Mil e Uma Noites", e "Pavane", do francês Maurice Ravel. 

Amilton, seguindo seu estilo musical, apresenta o erudito tocado em ritmo popular. "Todo mundo tocava na minha família. Meu pai era violinista, minha mãe tocava piano. A gente se reunia para tocar. Eu ouvia de tudo, sem barreiras. Para nós, não tinha diferença entre música clássica e popular, tinha o que a gente gostava de ouvir e tocar", explica.

Amilton faz questão de incluir composições brasileiras: "Bebel", de Antônio Carlos Jobim, é outra canção que faz parte do disco e do show campineiro. Ele lembra que esta inclusão de Jobim no seu repertório vem de uma "dívida" com o músico. "Eu gravei muito com ele. Mas ele me cobrava para gravar 'Bebel', que havia acabado de compor. Infelizmente, ele faleceu na semana que iríamos lançar o disco e eu fiquei com essa dívida", relata. "Rio Vermelho", composição de Milton Nascimento, outro parceiro de longa data do pianista, também consta no álbum comemorativo. Amilton reforça que cada música escolhida tem uma história.

Parceria de sucesso

Para acompanhar Amilton no show, estarão no palco o baterista Edu Ribeiro e o contrabaixista Sidiel Vieira, dupla que também tocou com o pianista no álbum-tributo. "Antes da pandemia, nós três regravamos algumas músicas importantes do meu tempo no Zimbro Trio. Eles são grandes músicos nos seus instrumentos com destaque nacional e internacional. Além da alegria de tocar com essa talentosa nova geração, nós tivemos um resultado musical muito bom", conta o pianista, ao explicar o motivo de continuar a parceria.

O citado Zimbo Trio foi formado em 1964 por Amilton, Rubens "Rubinho" Barsotti (bateria) e Luis Chavez (contrabaixo) e em 45 anos de história gravou 51 discos e levou música instrumental brasileira para shows nos cinco continentes. 

Mais da mostra

Dando seguimento na mostra, o Sesi recebe na sexta, às 20h, o músico Ricardo Valverde e seu vibrafone para o show "Teclas no Choro", que traz um repertório com clássicos do gênero brasileiro e também com composições próprias. Encerrando a programação no sábado, às 20h, é a vez da banda Buena Onda Reggae Club. Durante os 80 minutos de apresentação, o grupo mistura suas especialidades, o reggae e o ska, com estilos diversos como blues, o rocksteady, a cumbia, o R&B e salsa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por