As maquinações de Suassuna

Peça de dramaturgo paraibano terá apresentações gratuitas em Campinas

"As Conchambranças de Quaderna", espetáculo de Suassuna será no Sesi Amoreiras nesta sexta e sábado

Aline Guevara
07/04/2022 às 09:13.
Atualizado em 07/04/2022 às 09:13
O ator Jorge de Paula, que interpreta Pedro Dinis Quaderna na peça de Suassuna: comédia inteligente no palco do Sesi (Erika Almeida)

O ator Jorge de Paula, que interpreta Pedro Dinis Quaderna na peça de Suassuna: comédia inteligente no palco do Sesi (Erika Almeida)

"A arte não é produto de mercado. Podem me chamar de romântico. Arte pra mim é missão, vocação e festa", já dizia Ariano Suassuna. O dramaturgo e poeta paraibano, responsável por "O Auto da Compadecida", levava seus textos à sério, mas com uma dose certeira de humor e festa, como ele mesmo descreveu seu trabalho. Este é o espírito da comédia "As Conchambranças de Quaderna", espetáculo de Suassuna que será apresentado no Sesi Amoreiras amanhã e sábado, às 20h, gratuitamente.

Suassuna, que morreu em 2014 aos 87 anos, partia do tom farsesco para desenvolver seus textos que visavam trazer um retrato real do povo brasileiro. O diretor do espetáculo, Fernando Neves, traz a montagem para a estética do circo-teatro, acentuando o lado festivo do escritor e os elementos místicos de sua obra. 

No início da peça, os atores explicam o termo mais curioso do seu título: "conchambranças", que significa conchavos, combinações. O espetáculo apresenta o primeiro ato de três da obra original, de 1987, intitulada de "O Caso do Coletor Assassinado". Nele, o protagonista, Pedro Dinis Quaderna usa sua astúcia para driblar uma crise política entre o governo do estado da Paraíba e o seu padrinho e protetor Dom Pedro Sebastião (Guryva Portela) durante as investigações de um suposto desfalque dado pelo coletor de impostos da cidade.

"Nessa peça, o Ariano não propõe um herói e vilões. Ele propõe outro tipo de jogo e funcionamentos que desafiam o nosso entendimento do que é ética, certo e errado. Mas nos abre para a possibilidade de entendermos a vida para além desses caminhos dicotômicos que a sociedade nos oferece e impõe. Há outras nuances a serem investigadas", reflete Jorge de Paula, ator que interpreta Quaderna na peça. O artista também explica que, ainda que Suassuna utilize as "cores" nordestinas, as paisagens e passagens do Nordeste, toca em questões muito caras ao povo brasileiro de uma forma geral. "Ele fala dessa grande mistura, que organiza essa forma de funcionamento nossa que desafia certos rigores morais e éticos. Ele brinca com esse lugar da corrupção, das estratégias de como lidar com a vida", completa.

O espetáculo ainda tem figurino de Carol Badra, trilha sonora de Renata Rosa e Rodrigo Caçapa, além de criação de luz e operação de Rodrigo Bella Dona. Compondo o cenário, telões trazem pinturas de Manuel Dantas Suassuna, artista plástico e filho de Ariano Suassuna. 

A retomada

A peça, que foi apresentada pela última vez no fim de 2021, será retomada com a apresentação campineira. Jorge explica que, depois de um hiato, retomar o espetáculo é sempre uma nova estreia, "com as dores e as delícias de encontrar novamente o público" depois de uma temporada inconstante e difícil para a cia durante a pandemia. "Tenho certeza que quem for assistir vai se divertir bastante. É uma comédia muito bem escrita, dirigida, atuada e produzida. É um conjunto muito especial de pessoas tentando oferecer o melhor dessa possibilidade de diversão para o público", garante o ator ao estender o convite. 

Para assistir à peça é possível fazer reserva de ingressos pelo site do Sesi, na aba "Meu Sesi". Eles serão válidos até 15 minutos antes da apresentação. Os lugares remanescentes serão distribuídos 10 minutos antes do início do espetáculo. 

Programe-se:

Peça "As Conchambranças de Quaderna - O Caso do Coletor Assassinado" 
 

Quando: sexta-feira, 8, e sábado, 9, às 20h
Onde: Sesi Amoreiras, Avenida das Amoreiras, 450, Parque Itália 
Duração: 55 minutos 
Classificação indicativa: 10 anos. 
Informações: (19) 99642-1499 
Gratuito

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por