Instituto CPFL

Paula Pires apresenta "Harlekin" de Stockhausen

O público do programa Música Contemporânea tem uma rara oportunidade de assistir à interpretação completa da peça para clarinete solo "Harlekin", composta em 1975 por Karlheinz Stockhausen, no sábado, 19/05, às 20h, no Instituto CPFL (Campinas - SP). A entrada é gratuita

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17/05/2018 às 15:56.
Atualizado em 28/04/2022 às 09:04
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O público do programa Música Contemporânea tem uma rara oportunidade de assistir à interpretação completa da peça para clarinete solo “Harlekin”, composta em 1975 por Karlheinz Stockhausen, no sábado, 19/05, às 20h, no Instituto CPFL (Campinas – SP). A entrada é gratuita. Na apresentação, a clarinetista Paula Pires segue à risca as detalhadas instruções do compositor, com um figurino especial (que ele mesmo desenhou originalmente), movimentações pelo palco e até a iluminação. A apresentação é parte da série “Toda a forma de amor vale a pena”, que tem a curadoria do jornalista e crítico musical João Marcos Coelho e da pianista Thais Nicolau. O projeto Música Contemporânea do Instituto CPFL é um dos mais tradicionais programas regulares do país dedicados à música do nosso tempo, e há 15 anos promove apresentações gratuitas ao público de Campinas, com diversas estreias mundiais. Os concertos são gravados, disponibilizados no site e transmitidos na rádio Cultura aos domingos. Na peça, o compositor alemão transformou em um clarinetista o célebre personagem da Commedia dell’arte, forma de teatro popular na Itália dos séculos 15 e 16. O misto de músico, ator, clown e dançarino desce das alturas numa grande espiral, na expressão do compositor em suas detalhadas instruções para o intérprete. Primeiro, ele encarna a figura do mensageiro de sonhos; em seguida, atua como um brincalhão construtor de formas, criando uma melodia nota a nota; assume-se como um lírico enamorado, transformando tudo, até o que é feio, em beleza pura; Melodia inteiramente construída, ele se transforma num pedante professor (quando erra, irrita-se muito); encarna a figura do dançarino apaixonado (aqui o intérprete dança ainda mais do que nos trechos anteriores). Aos poucos, ele reduz a melodia ao mínimo, e de repente transforma-se num espírito que dança e toca em espiral: depois de entoar 12 vezes cantos de pássaros transforma-se numa ave e sobe finalmente às alturas de onde veio. De acordo com Stockhausen, a peça foi concebida e deve ser interpretada sem interrupção. “Somente depois de tê-la escrito, eu descrevi as sete partes”, disse ele. A mestra em clarinete solo Paula Pires destaca a importância do projeto: “Não podemos seguir adiante sem que façamos a música do nosso tempo e o programa Música Contemporânea do Instituto CPFL é fundamental tanto para nos aproximar do público quanto para criar um espaço para que esse laboratório aconteça.” Sobre a apresentação do dia 19, a clarinetista afirma que a valoriza a oportunidade de compartilhar o que tem de mais íntimo e receber de volta a energia do público.   (Saiba mais sobre o trabalho da clarinetista neste link: https://www.youtube.com/watch?v=Y1myhhgBVQA)

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