O concerto será em imóvel histórico que aguarda restauro, mas que abrigou por décadas o curso de Direito da PUC-Campinas e agora se abre para eventos culturais
Grupo de Música de Câmara, sob a regência do maestro Moisés Canto, apresentará repertório com temas de filmes, música erudita, pop e MPB (Divulgação)
Um concerto com música de câmara em palco montado no histórico Pátio dos Leões (área externa do Solar) da PUC-Campinas dará início a uma programação anual que envolve apresentações periódicas de arte, história e cultura na unidade localizada no Centro da cidade. A organização é do Centro de Cultura e Arte da Universidade e acontece amanhã (dia 21) as 19h, com a participação do Grupo de Música de Câmara sob a regência do maestro Moisés Canto, com entrada gratuita.
Nessa apresentação, o repertório traz música popular e temas, como "Gabriel's Oboe", do filme A Missão, "I Dreamed a Dream", do musical Os Miseráveis, "Boys Playin Airplanes", do filme O Menino do Pijama Listrado, entre outros, conta o maestro Moisés Canto, responsável pela regência, arranjos e direção artística. Haverá também clássicos do rock de diferentes épocas. Participam 15 músicos com violinos, violas, violoncelos, contrabaixo, flauta, trompete e piano.
O Grupo de Música de Câmara foi formado em 2018 e é composto por jovens músicos — tanto da própria PUC-Campinas quanto da comunidade externa —, que têm desenvolvido repertórios que abrangem a música erudita, passando pelo pop e MPB, chegando até as trilhas de filmes. Suas apresentações incluem ainda clássicos do rock internacional — de bandas como Queen e The Mamas & The Papas — e temas do compositor italiano Ennio Morricone.
Entre maio e dezembro deste ano, cerca de 20 atividades artístico-culturais estão programadas para serem realizadas no complexo tombado, localizado na Rua Marechal Deodoro quase esquina com Francisco Glicério. Estão previstas apresentações artístico-culturais incluindo, além da música, a realização de concursos (como o de presépios em agosto), exibição de filmes, exposições, feira literária e, no final do ano, as tradicionais cantatas de Natal.
A "Agenda Cultural 2025 — Pátio dos Leões" pretende manter vivo o espaço que tem um projeto de restauro e que, por mais de sete décadas, abrigou segmentos da estrutura educacional da PUC-Campinas, incluindo, entre 1941 e 2015, o curso de Direito da Universidade. Hoje, o prédio conhecido como Solar do Barão de Itapura — e que já abrigou muitas manifestações e protestos estudantis pela democracia na década de 1970 — aguarda a aprovação de um projeto de restauro que pretende transformar o local em um espaço cultural.
PROGRAME-SE
Música no Pátio dos Leões
Quando: Amanhã (dia 21), às 19h
Onde: Pátio dos Leões da PUC-Campinas - Rua Marechal Deodoro 1.099, Centro
Entrada Gratuita
Informações: https://www.puc-campinas.edu.br - Instagram @cca.puccampinas
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram