Haverá competição de sete longas-metragens e homenagem ao cineasta Cacá Diegues
Cena do filme O Som ao Redor (Divulgação)
O Festival de Cinema Brasileiro de Paris chega à 15a edição entre os dias 16 e 23 com a competição de sete longas-metragens e homenagem ao cineasta Cacá Diegues (com exibição de uma mostra de filmes dele). Na abertura, na prestigiada sala L’Arlequin da capital francesa, será exibido 'Gonzaga – de Pai para Filho', de Breno Silveira.
Segundo a idealizadora e curadora, Katia Adler, o evento visa o público francês e tem o objetivo de “disseminar e promover o cinema brasileiro no Exterior”. Ela afirma que 65% do público é formado por franceses, 5% de outras nacionalidades e 30% de brasileiros.
Por conta do festival, assegura, muitos filmes brasileiros são distribuídos nas salas de cinema na França. “O evento serve de vitrine para a Europa. São muitos os pedidos de exibição dessas produções brasileiras em outros países europeus após o festival. E, para os franceses, é a grande oportunidade de assistir a filmes brasileiros atuais”.
Os sete concorrentes, cujos vencedores serão escolhidos por voto popular, foram produzidos entre 2011 e 2012. São eles: 'A Floresta de Jonathas' (Sérgio Andrade), 'Era uma Vez Eu, Verônica' (Marcelo Gomes), 'A Busca' (Luciano Moura), 'Disparos' (Juliana Reis), 'Colegas' (Marcelo Galvão), 'O Som ao Redor' (Kleber Mendonça Filho), e 'Juan e a Bailarina' (Raphael Aguinaga).
Fora de competição serão exibidos 'Viramundo', de Pierre-Yves Borgeaud, que acompanha turnê de Gilberto Gil pelo Hemisfério Sul, com passagens pela Austrália, África e Brasil, e 'Histórias de Arcanjo', de Bruno Quintella e Guilherme Azevedo, documentário sobre o jornalista Tim Lopes, assassinado por facção criminosa do Rio de Janeiro, em 2002.
No encerramento, o público verá o documentário 'Hélio Oiticica', de César Oiticica Filho, sobre a trajetória do artista plástico brasileiro.
Cacá Diegues estará em Paris para as homenagens que lhe serão prestadas, entre estas, uma mostra com os seguintes títulos: 'Ganga Zumba', 'A Grande Cidade', 'Herdeiros', 'Deus é Brasileiro', 'Maior Amor do Mundo', 'Veja Essa Canção', 'Xica da Silva', 'Tieta do Agreste' e 'Joana Francesa'. O cineasta participará de debate após a exibição de 'Bye, Bye Brasil'. Debates com diversos outros diretores, como Kleber Mendonça Filho, Maria de Medeiros e Juliana Reis também fazem parte da programação.
Da grade ainda consta a exibição de vários documentários. Como 'Repare Bem', da atriz e cineasta portuguesa Maria de Medeiros. Outros participantes são: 'As Hiper Mulheres' (Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro), 'Margaret Mee e a Flor da Lua' (Malu de Martino), e 'Tropicália' (Marcelo Machado).
Há também exposição de 18 fotografias de Marc Ferrez sobre o Rio. A mostra reúne imagens que retratam diversos pontos da cidade antiga. Entre as fotos, estão imagens do Corcovado e do Pão de Açúcar vistos de Niterói e datadas de 1886 e 1890, respectivamente.