Peça é uma montagem do Coletivo Essencial de Performance (CEP), um braço da Cia Paraladosanjos, de Campinas
O mito do Andrógino, ser que reúne no mesmo corpo os sexos masculino e o feminino, é a inspiração da peça 'Paraíso em Pedaços', uma montagem do Coletivo Essencial de Performance (CEP), um braço da Cia Paraladosanjos que ocupa, nesta quinta-feira (25), o palco do Sesi Amoreiras, em Campinas. A montagem é resultado de parceria entre os atores do CEP e a diretora e fundadora do grupo israelense Clipa Theater, Idit Herman. “A Idit veio para Campinas em 2007 para dar uma oficina de performance no Feverestival. Eu e o Marcos Becker ajudamos na tradução e com os exercícios e depois ela nos convidou a participar de um festival em Israel, em 2009. No trabalho com ela vimos a possibilidade de mergulhar numa nova linguagem e surgiu a ideia do espetáculo”, conta a atriz Marília Ennes.
O trabalho da Paraladosanjos é voltado a técnicas circenses e montagens infantis. “Já o CEP vem com outra linha, de espetáculos de teatro adulto e performance”, explica a produtora Naiane Beck. A história começa quando Zeus, receoso do poder do Andrógino, lança um raio e separa o homem da mulher, iniciando assim a longa jornada humana em busca da essência e de sua outra metade.
'Paraíso em Pedaços' conta essa história fantástica e cheia de aventuras, ao mesmo tempo que propõe uma reflexão sobre o Brasil, esse paraíso tão dividido. “O foco não é no Brasil comumente mostrado, todo bonito, mas na devastação da natureza, na busca pelo petróleo, no cenário urbano, no pouco contato com o índio”, diz Naiane.
A montagem, que tem incentivo do Programa de Ação Cultural (ProAC) do governo do Estado, estreou oficialmente no Festival Internacional de Israel, em fevereiro. No Brasil, participou de festivais pelo litoral paulista e do Rio + 20. “Na nossa pesquisa fomos buscar lá longe (em Israel) uma forma de falar sobre o Brasil, o nosso paraíso em pedaços”, afirma Marília. A montagem é teatro visual, em que as histórias não são contadas com falas, mas pela sucessão de imagens mostradas em cena. “Para isso utilizamos, além do corpo do performer, desenhos de luz e cenários sofisticados, efeitos especiais e signos universais inerentes a todas as culturas”, diz Marcos Becker.
Serviço
Peça teatral 'Paraíso em Pedaços'
Nesta quinta-feira (25), às 20h
No Teatro do Sesi Amoreiras (Av. das Amoreiras, 450 - Parque Itália). Telefone: (19) 3772-4184
De graça (ingressos são distribuídos com uma hora de antecedência)