Com entrada gratuita, a segunda edição do Festival Volta às Aula acontece neste sábado
A dupla fundadora da Palavra Cantada — Sandra Peres e Paulo Tatit — sobe ao palco para o show da turnê “Vem Cantar com a Gente” (Divulgação)
Comemorando o regresso das crianças às escolas, acontece neste sábado a segunda edição do Festival Volta às Aulas, celebrando o momento musicalmente. Com entrada gratuita, o evento acontece na Estação Cultura, com duas apresentações pensadas para os pequenos: o show da Palavra Cantada, que abre a programação às 13h30 e, depois, um concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas a partir das 15h30.
A dupla fundadora da Palavra Cantada — Sandra Peres e Paulo Tatit — sobe ao palco para o show da turnê “Vem Cantar com a Gente”. Nele, os dois reúnem sucessos da carreira de 29 anos em um encontro bastante dançante. “É justamente para todo mundo cantar junto”, pontua a artista. Os grandes sucessos, garante, estão confirmados. “Bolacha de Água e Sal”, “Sopa”, “Tartaruga e o Lobo” e “Pomar” são algumas das que estão no repertório da apresentação, que tem cerca de 1h15 de duração.
O clima do show, segundo Sandra, é de animação e união. “Eu sempre digo que, do palco, a gente assiste a um verdadeiro show da plateia”, explica, ao comentar a empolgação do público. O espetáculo tem tudo a ver com educação, pois ele faz parte do projeto “Palavra Cantada na Escola”, uma coleção de livros da editora Movimenta que propõe a utilização da música como aliada do ensino de conteúdos escolares tradicionais, como Português, Matemática e Ciências.
Os quase 30 anos de trabalho junto ao público infantil fizeram Sandra concluir que o interesse da criança pela música do Palavra Cantada vem por meio do trabalho com temas que tenham relação com o universo dela e com uma linguagem que seja de fácil assimilação. “Temos as mudanças ao longo das novas gerações, mas criança sempre vai ser criança, gostando de brincar de boneca, de carrinho, de jogos, de desenhos. Isso não muda.”
ORQUESTRA EM RITMO DE CINEMA
O concerto da Orquestra Sinfônica traz um repertório pensado para os pequenos, mas também deve agradar adultos e amantes de cinema.
Chamada de “Trilheiros”, a seleção passa pelas trilhas sonoras dos filmes de Harry Potter, de Star Wars e de Jurassic Park. “São trilhas que povoam o nosso imaginário e fazem com que as pessoas entendam que, embora achem que não conhecem música clássica, na verdade conhecem sim”, conta Carlos Prazeres, maestro regente da Orquestra. “Além disso, teremos algo mais voltado para o rock com a trilha de Cavaleiros do Zodíaco. E também Ennio Morricone, que é um misto de música clássica e popular. É um show para crianças de todas as idades”, completa.
Carlos pontua sobre a preocupação da OSMC em trabalhar com as plateias mais novas, justamente o público-alvo do festival: “Acho que qualquer orquestra precisa ter uma parte de sua programação voltada ao público jovem, para que as pessoas mudem a imagem estereotipada que tem da Sinfônica e da música clássica. Muitas vezes, ela é vista como chata, sonolenta, quando na verdade é uma coisa muito interessante e tem recursos para atrair o jovem de uma maneira muito única”, conclui o maestro.
PROGRAME-SE
2º Festival Volta às Aulas
Quando: Sábado, 24/02 Palavra Cantada — às 13h30 Orquestra Sinfônica — às 15h30
Onde: Estação Cultura - Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro
Entrada gratuita
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.