Espetáculo musical faz parte da programação do Festival GrandEArte da Casa de Cultura Aquarela, que tem extensa programação gratuita
A cantora Andreia Preta e os músicos da Camerata Campineira se inspiraram em Mário de Andrade para criar o projeto ‘Os Sertões’ (Samuel Brisola)
A cantora Andreia Preta conta que ela e seus colegas músicos da Camerata Campineira se inspiraram na fala de Mário de Andrade na Semana de Arte Moderna de 1922 para criar um projeto musical. “O Mário fez uma defesa lá dizendo que o Brasil não tinha uma música genuinamente brasileira. E desafiava os músicos, eruditos e populares a irem para os sertões para fazer essa música”, explica a artista. A provocação do escritor levou diversos músicos a se enveredar por esse caminho. A partir desse movimento, surgiu “Outros Sertões”, espetáculo musical que será apresentado neste sábado (23), às 16h, como parte da programação do Festival GrandEArte na Casa de Cultura Aquarela.
No repertório, o grupo toca e canta composição de músicos dos sertões e também daqueles que se inspiraram na região. “Não é só o sertão nordestino, mas do restante do País também, esse interior mais profundo do Brasil onde encontramos a cultura popular e o cancioneiro brasileiro”, explica Mário Marques, clarinetista da Camerata.
Além de Mário, que também toca clarone, o conjunto é formado por Ana Arakawa e Gláucia Pinotti (violinos), Germano Lobato (viola e arranjos), Wagner Paparotti (violoncelo), Daniel Danzi (contrabaixo), Álvaro Damazo (contrabaixo-elétrico e arranjos), André Mendes (flauta
e flautim), João Carlos Goehring (oboé e corne-inglês) e Gabriel Peregrino (percussão).
O repertório reúne canções autorais e composições já consagradas. “Tem Chico Buarque e Tom Jobim, Guinga e Aldir Blanc, João do Vale, Dominguinhos, Geraldo Vandré e também as minhas letras”, conta Andréia. Como filha de nordestino, ela sempre teve uma ligação com o Nordeste.
Duas das três canções autorais da cantora foram escritas em parceria com o jornalista e compositor Bruno Ribeiro, e os arranjos foram realizados por Álvaro Damazo e Germano
Lobato. “Eu fiquei até emocionada quando recebi os arranjos lindos das minhas três músicas. Foi um presente”, lembra Andreia. Após “Outros Sertões”, o GrandEArte recebe, às 17h30, o show “Saudoso Amarais”, de Leandro Serizo; às 19h tem a Orquestra de Berimbau do Morro do Querosene; e às 21h sobe ao palco o Grupo Casa Caiada.
PROGRAME-SE
“Outros Sertões”, com Andreia Preta e Camerata Campineira
Quando: Sábado, às 16hs
Onde: Casa de Cultura Aquarela – Rua Antônio Carlos Neves, 338, Chácara Campos Elíseos
Entrada gratuita
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.