CULTURA

Os 10 anos do ‘Primeira Nota’

O projeto da escola pública de música para crianças e adolescentes completa uma década e celebra com apresentações gratuitas

Cibele Vieira/[email protected]
28/06/2024 às 17:11.
Atualizado em 28/06/2024 às 17:11
O concerto de hoje será apresentado por professores e alunos, de cordas, sopro e percussão; enquanto na segunda-feira, será a vez de 80 alunos, entre 6 e 10 anos de idade, que cursam as classes de musicalização (Divulgação)

O concerto de hoje será apresentado por professores e alunos, de cordas, sopro e percussão; enquanto na segunda-feira, será a vez de 80 alunos, entre 6 e 10 anos de idade, que cursam as classes de musicalização (Divulgação)

Aulas gratuitas de musicalização, de instrumentos e canto para estudantes com idade entre 6 e 14 anos são a síntese do projeto Primeira Nota de Campinas, que em novembro de 2024 completa 10 anos de existência. As celebrações já começaram e hoje (dia 28) haverá apresentação de dois grupos de referência no auditório do Instituto de Artes da Unicamp. Na segunda-feira, dia 01/07, as classes de musicalização se apresentam no Teatro Bento Quirino. Ambas são abertas e gratuitas. 

O concerto de hoje terá cerca de 50 minutos de duração, sendo apresentado por professores e alunos divididos em dois grupos: um de cordas e outro de sopros e percussão, num total de 18 integrantes cada. No dia 1º de julho, será a vez dos alunos entre 6 e 10 anos de idade, num total de 80 crianças que cursam as classes de musicalização, num total de 60 minutos de apresentação. 

O coordenador geral do projeto Primeira Nota, professor Fernando Hashimoto – que também é diretor do Instituto de Artes da Unicamp – conta que o sonho de ter uma escola de música do município sempre esteve em pauta, desde a criação da Universidade. Há 12 anos, surgiu a oportunidade de fazer uma proposta formal a convite da Prefeitura e o projeto ficou dois anos tramitando, até ser aprovado tanto pela Secretaria Municipal de Educação como pela Unicamp.

“O projeto de extensão universitária envolve muita gente e atende cerca de 300 alunos por ano, pois esse é o limite do espaço”, conta Hashimoto. Nesses 10 anos, comenta, “já passaram por lá duas centenas de estagiários da universidade e cerca de 3 mil alunos, vindos primeiramente de escolas municipais, depois das estaduais e, quando há sobra de vagas, entram também outros alunos”. É um dos projetos de melhor estrutura do País, afirma o coordenador, lembrando que há um número grande de instrumentos que é usado em sala de aula e os alunos podem levar para praticar em casa”. As aulas são realizadas no Centro Escolar Municipal de Música "Manoel José Gomes" (Cemmaneco), na Vila Marieta, e as inscrições são abertas sempre no início de cada semestre, atendendo no contraturno do período escolar. 

As aulas são gratuitas e contemplam as áreas de musicalização, coral infantil, coral jovem, instrumentos de cordas, sopro, percussão, teoria musical e prática de conjunto. Essa experiência de Campinas com o projeto chegou a ser apresentada em evento internacional de pedagogos que aconteceu em maio deste ano, em Cuba, onde havia representantes de 17 países.

PROGRAME-SE 

8º Festival de inverno – Projeto Primeira Nota 

Quando: Hoje, dia 28 às 20h – Grupos de referência 

Onde: Instituto de Artes, na Unicamp – Rua Elis Regina, 50, Cidade Universitária, Campinas

Quando: Segunda, dia 01/7, às 19h30 – Musicalização 

Onde: Teatro Bento Quirino – Rua Luzitana, 1.505, Bosque, Campinas 

Entrada Gratuita 

Informações: Instagram @primeira_nota

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por