MÚSICA E ARQUITETURA

Orquestra visita cartões postais de Campinas

Praças históricas da cidade, localizadas no Centro, sediarão pequenos concertos

Cibele Vieira
07/06/2022 às 13:24.
Atualizado em 07/06/2022 às 14:35

Orquestra de Câmera do Conservatório Carlos Gomes em frente ao Mercado Municipal, um dos cartões postais de Campinas (Divulgação)

Campinas tem muitos cartões postais, locais que conciliam história, paisagismo e arquitetura. Pois será em oito espaços com essas características que a Orquestra de Câmera do Conservatório Carlos Gomes levará uma programação especial nos meses de junho e julho, para proporcionar uma vivência diferente à população que frequenta o centro da cidade no dia a dia, principalmente nos finais de tarde das segundas-feiras. "A ideia é proporcionar uma vivência informal, agradável e diferente", conta Lara Ziggiatti Monteiro, violoncelista e porta-voz do Conservatório Carlos Gomes. 

O projeto "Orquestra em Cartões Postais de Campinas" contará com a participação do professor de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, Evandro Ziggiatti, que também é violinista. Ele abordará fatos históricos e características sobre a arquitetura dos locais de apresentação, em pequenas falas durante a apresentação, que "tem camadas históricas do tempo e são locais democráticos onde todas as classes sociais se encontram e debatem ideias", comenta. A proposta é voltada para um programa curto e descontraído. 

Além da música e arquitetura, a programação itinerante pretende ainda resgatar os cartões postais da cidade. Por isso, foram convidados fotógrafos para fazerem seus registros durante as apresentações para a produção dos cartões e uma futura exposição. A Orquestra de Câmara (de cordas) tem 35 integrantes e é coordenada pelo músico Silas Simões. O repertório terá o acompanhamento do Coral dos Meninos Cantores e de três solistas (Thaís Costalonga, Marina Gabetta e Joyce Martins), que se revezarão nos concertos. 

Continuidade ao trabalho de Lea Ziggiatti

O repertório de 40 minutos promete agradar quem passar pelos locais. Terá obras de Mozart (Serenata), Vivaldi (Primavera), Mahler (Viajando pelo Brasil), César Guerra-Peixe (Mourão), Villa-Lobos (Trenzinho Caipira) e Carlos Gomes (Quem Sabe). O projeto foi financiado pelo ProAC e o período do inverno foi escolhido por ser uma época de poucas chuvas, o que favorece as apresentações ao ar livre. "Queremos que a população que sai do trabalho ou das compras nos finais de tarde se surpreenda com a orquestra inserida no cotidiano da cidade", reforça Lara. 

Lara e Evandro são filhos de Lea Ziggiatti, fundadora do Conservatório Carlos Gomes. "Herdamos da minha mãe um grande amor pela cidade. Nascemos no Centro e ela sempre cultivou esse senso de pertencimento e orgulho de Campinas. Durante três décadas (entre os anos 1950 e 1980), ela escreveu sobre detalhes da cidade - suas ruas, seus artistas, seus ipês, seus cantinhos - nos jornais Correio Popular e o extinto Diário do Povo. Ela, inclusive, é autora do livro ‘Trilogia da Cidade Amada’, esgotado. Hoje, com 87 anos, ela acompanha ‘com alma jovem’ as programações da instituição que ajudou a construir", completa. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por