MÚSICA E ARQUITETURA

Orquestra visita cartões postais de Campinas

Praças históricas da cidade, localizadas no Centro, sediarão pequenos concertos

Cibele Vieira
07/06/2022 às 13:24.
Atualizado em 07/06/2022 às 14:35
Orquestra de Câmera do Conservatório Carlos Gomes em frente ao Mercado Municipal, um dos cartões postais de Campinas (Divulgação)

Orquestra de Câmera do Conservatório Carlos Gomes em frente ao Mercado Municipal, um dos cartões postais de Campinas (Divulgação)

Campinas tem muitos cartões postais, locais que conciliam história, paisagismo e arquitetura. Pois será em oito espaços com essas características que a Orquestra de Câmera do Conservatório Carlos Gomes levará uma programação especial nos meses de junho e julho, para proporcionar uma vivência diferente à população que frequenta o centro da cidade no dia a dia, principalmente nos finais de tarde das segundas-feiras. "A ideia é proporcionar uma vivência informal, agradável e diferente", conta Lara Ziggiatti Monteiro, violoncelista e porta-voz do Conservatório Carlos Gomes. 

O projeto "Orquestra em Cartões Postais de Campinas" contará com a participação do professor de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, Evandro Ziggiatti, que também é violinista. Ele abordará fatos históricos e características sobre a arquitetura dos locais de apresentação, em pequenas falas durante a apresentação, que "tem camadas históricas do tempo e são locais democráticos onde todas as classes sociais se encontram e debatem ideias", comenta. A proposta é voltada para um programa curto e descontraído. 

Além da música e arquitetura, a programação itinerante pretende ainda resgatar os cartões postais da cidade. Por isso, foram convidados fotógrafos para fazerem seus registros durante as apresentações para a produção dos cartões e uma futura exposição. A Orquestra de Câmara (de cordas) tem 35 integrantes e é coordenada pelo músico Silas Simões. O repertório terá o acompanhamento do Coral dos Meninos Cantores e de três solistas (Thaís Costalonga, Marina Gabetta e Joyce Martins), que se revezarão nos concertos. 

Continuidade ao trabalho de Lea Ziggiatti

O repertório de 40 minutos promete agradar quem passar pelos locais. Terá obras de Mozart (Serenata), Vivaldi (Primavera), Mahler (Viajando pelo Brasil), César Guerra-Peixe (Mourão), Villa-Lobos (Trenzinho Caipira) e Carlos Gomes (Quem Sabe). O projeto foi financiado pelo ProAC e o período do inverno foi escolhido por ser uma época de poucas chuvas, o que favorece as apresentações ao ar livre. "Queremos que a população que sai do trabalho ou das compras nos finais de tarde se surpreenda com a orquestra inserida no cotidiano da cidade", reforça Lara. 

Lara e Evandro são filhos de Lea Ziggiatti, fundadora do Conservatório Carlos Gomes. "Herdamos da minha mãe um grande amor pela cidade. Nascemos no Centro e ela sempre cultivou esse senso de pertencimento e orgulho de Campinas. Durante três décadas (entre os anos 1950 e 1980), ela escreveu sobre detalhes da cidade - suas ruas, seus artistas, seus ipês, seus cantinhos - nos jornais Correio Popular e o extinto Diário do Povo. Ela, inclusive, é autora do livro ‘Trilogia da Cidade Amada’, esgotado. Hoje, com 87 anos, ela acompanha ‘com alma jovem’ as programações da instituição que ajudou a construir", completa. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por