O espetáculo terá música sinfônica, exibição de trechos de filmes famosos, interação com personagens do clássico “Star Wars” e até instrumentos pouco comuns
John Williams é o mais premiado compositor de trilhas de cinema (Divulgação)
Uma apresentação bastante diferente que deve surpreender o público é a promessa da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC), que se apresenta sábado, 11, e domingo, 12, no Teatro Carlos Mendes, sob a regência do maestro convidado Eduardo Pereira. Mais que um concerto, o espetáculo chamado "Cinema Sinfônico" homenageia o premiado compositor americano John Williams, que completou 90 anos em fevereiro e é autor das famosas trilhas dos filmes de Steven Spielberg e George Lucas. "Será um espetáculo vibrante e com muitas inovações, uma verdadeira experiência multilinguagem", explica o maestro.
A Orquestra estará com 72 músicos - alguns deles convidados - e com instrumentos poucos comuns nas apresentações, como a celesta (uma espécie de piano de armário que produz um dos sons mais delicados de uma orquestra), o contra fagote (instrumento mais grave da família das madeiras com um tubo que se curva quatro vezes sobre si mesmo), a flauta em sol (produz um som mais encorpado e cheio, reforçando os graves) e a harpa (um dos mais antigos instrumentos de corda dedilhada), que possibilitarão executar arranjos especiais da obra original de John Williams.
Como a procura por ingressos foi intensa, a participação do público será aberta também para o ensaio de sábado, às 10 h, gratuitamente. Como o repertório será com músicas conhecidas do cinema, um telão digital reproduzirá trechos desses filmes em sintonia com as músicas, para que o público possa entender o contexto. A tela de led de nove metros ao fundo da orquestra reproduzirá vídeos construídos especificamente para esse programa, que terá a duração de 1h20min.
Mas a surpresa maior será a participação especial do grupo de cosplays de personagens da série Star Wars, chamado "501st Legion", de Campinas. Licenciado internacionalmente, o grupo participará com 15 personagens com figurinos exatamente iguais aos vilões do filme. "Eles farão interações surpresa com a orquestra e com o público, para criar um clima de cinema bem real que o espetáculo pretende passar aos presentes", explica o maestro. O público poderá ver de perto personagens bem caracterizados de Darth Vader, princesa Leia, Luke Skywalker, Obi Wan, imperador Palpatine e Royal Guard.
Um homenageado especial
John Williams - o mais premiado compositor de trilhas de cinema - completou 90 anos em fevereiro e a apresentação será uma oportunidade de a orquestra lhe prestar um tributo ainda em vida. "É um compositor que muita gente não conhece de nome, mas certamente reconhece muitas composições feitas por ele. Isso é muito interessante, porque suas músicas estão presentes na vida de muita gente", comenta o regente Eduardo Pereira. "É um grande privilégio, uma novidade e um desafio reger essas composições com seus arranjos originais", declara.
O americano de Nova York nascido em 1932 assina quase todas as trilhas dos filmes de Steven Spielberg - como "Jurassic Park", "Jaws", "A lista de Schindler" e "E.T." - e do cineasta George Lucas - como "Star Wars" e "Indiana Jones". Outras trilhas famosas de sua autoria são as dos três primeiros episódios da série "Harry Potter" e a trilha do primeiro filme do "Superman", composições que integram o repertório do concerto. Com a trilha sonora de "The Book Thief", John Williams consegue a incrível marca de 49 indicações ao Oscar, atualmente 50 com o seu novo trabalho para “Star Wars”. Ele já conquistou 112 prêmios, o que o faz o compositor de trilha sonora para filmes mais premiado da história.
Para o regente Eduardo Pereira interpretar John Williams é mais que especial. "É uma honra poder reger as obras originais deste compositor mais premiado e certamente o mais produtivo da história do cinema. São músicas com um nível de dificuldade extremamente alto e que necessitam de uma extensa instrumentação. Certamente o público vai se impressionar com a quantidade e a diversidade de instrumentos que teremos no palco do Teatro Castro Mendes".
O maestro reproduziu uma citação de Spielberg sobre a magia das músicas de Williams nos filmes: "Sem John Williams, bicicletas não voam, nem as vassouras em partidas de quadribol, nem homens em capas vermelhas. Não existe a 'Força', os dinossauros não andam sobre a terra. Não há magia, não há lágrimas. Sem John Williams, nós não acreditamos". Eduardo Pereira é curador musical da série "A OSB do Brasil" da Orquestra Sinfônica Brasileira e diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica de Sorocaba, além de doutorando e mestre em Regência Orquestral pelo Instituto de Artes da Unicamp.
PROGRAME-SE
Concerto Cinema Sinfônico - OSMC homenageia John Williams
Quando: sábado, 11/06, às 20h, e domingo, 12/06, às 10h
Onde: Teatro Municipal José de Castro Mendes - Rua Conselheiro Gomide, 62 - Vila Industrial
Ingressos: entre R$ 10,00 e R$ 20,00 pela plataforma Sympla
Informações:Tel.: (19) 3272 9359