CELEBRAÇÃO

Orquestra Sinfônica de Campinas celebra união de Brasil e Itália em concerto

Apresentação será hoje, às 20h, no Teatro Castro Mendes, com entrada gratuita e aberta ao público

Mariana Camba/[email protected]
12/04/2025 às 11:39.
Atualizado em 12/04/2025 às 12:49
Concerto de hoje contará com a formação completa da Sinfônica de Campinas, composta por 70 músicos (Firmino Piton)

Concerto de hoje contará com a formação completa da Sinfônica de Campinas, composta por 70 músicos (Firmino Piton)

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) apresenta hoje (dia 12) o concerto “Cantos do Sol e da Alma – Laços Brasil-Itália”, como uma celebração à união cultural dos países. A performance conta com a presença do maestro convidado Claudio Cohen – esta será a sua primeira participação na OSMC –, e da soprano Marly Montoni como solista. A apresentação ocorre em meio à 29ª Semana Italiana de Campinas – “uma feliz coincidência”, disse o diretor artístico da Orquestra, Wanilton Mahfuz. O evento terá início às 20h no Teatro Castro Mendes.

A apresentação será composta por 10 peças, com abertura instrumental seguida dos solos. Segundo Mahfuz, a construção do concerto seguiu a perspectiva de unir compositores e obras clássicas de Brasil e Itália. Foram selecionadas peças italianas como “Casta Diva”, da ópera “Norma”, de Vincenzo Bellini; “Selva Opaca”, da ópera “Guilherme Tell” e a abertura de “La Cenerentola”, de Gioacchino Rossini. Em conjunto, haverá uma homenagem ao maestro campineiro Carlos Gomes, com interpretações de suas composições, como “Lo Schiavo”, “Maria Tudor” e “Fosca”.

A apresentação é gratuita e aberta ao público, com capacidade para receber 750 pessoas. Por isso, a entrada será por ordem de chegada e os portões serão abertos com uma hora de antecedência. Todos os 70 músicos da Orquestra estarão presentes, mantendo assim a formação tradicional. Segundo Mahfuz, o repertório é de uma ópera expressiva, composto por peças e vocais. O maestro convidado Cohen, acrescentou, é o regente titular da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, de Brasília, com 45 anos de carreira e requisitado também em outros países.

Para Mahfuz, a maior alegria desse encontro musical e cultural é a reafirmação do propósito da OSMC de alcançar o público com repertórios diferenciados. “Fizemos um concerto com base em obras francesas há pouco tempo. Esses são exemplos de como a Orquestra continua cumprindo sua função, que é conversar com diversas pessoas em diferentes linguagens, como a ópera e a música clássica.” 

PROGRAME-SE

Concerto ‘Cantos do Sol e da Alma – Laços Brasil-Itália’

Quando: Hoje, dia 12, às 20h

Onde: Teatro Castro Mendes, Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial

Entrada gratuita, permitida a partir das 19h, por ordem de chegada.

Classificação livre Informações: (19) 3272-9359

Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por