Abertura da temporada 2025 terá participação especial do violonista Gilson Antunes, sob a regência da maestrina Cinthia Alireti
O concerto de abertura integra a Temporada Maestras, que pretende valorizar a presença feminina e a diversidade musical da Orquestra (Divulgação)
A abertura da temporada 2025 da Orquestra Sinfônica da Unicamp chega com algumas novidades. O primeiro concerto será amanhã (dia 19), no Teatro Castro Mendes, às 20h, gratuitamente. O repertório inclui obras do compositor inglês Edward Elgar, do maestro britânico de ascendência africana Samuel Coleridge-Taylor e do brasileiro Heitor Villa-Lobos, além de contar com a apresentação do violinista Gilson Antunes. O concerto integra a Temporada Maestras, que pretende valorizar a presença feminina e a diversidade musical nos programas da Orquestra. Amanhã, terá a regência de Cinthia Alireti.
A programação será aberta com "Variações Enigma", considerada uma das obras mais emblemáticas do repertório orquestral. Composta no final do século XIX, a peça de Edward Elgar retrata diferentes personagens de seu círculo pessoal, transformando memórias em música. O concerto celebra os 150 anos do compositor inglês afrodescendente Samuel Coleridge-Taylor, apresentando a vibrante "The Bamboula", inspirada nas tradições rítmicas que ecoavam tanto na música popular europeia quanto nos lundus e maxixes brasileiros do século XIX. Outro destaque será a participação do violonista Gilson Antunes, que interpretará o "Concerto para Violão de Heitor Villa-Lobos", obra fundamental do repertório brasileiro.
A Temporada Maestras traz para o público a oportunidade de conhecer o trabalho de três mulheres regentes de destaque no cenário nacional e internacional, ao lado de concertos dirigidos pela regente titular e diretora artística da OSU, Cinthia Alireti. Ela é autora da proposta de compartilhar a temporada com mais maestras no palco e explica: "vejo nesta temporada uma chance de valorizar o trabalho de três profissionais que admiro profundamente, aprendendo com elas e observando a diversidade de lideranças que trazem, cada uma com sua personalidade e competência únicas". Participam da temporada Cibelle Donza; Priscila Bomfim e Alba Bomfim.
A Orquestra Sinfônica da Unicamp foi fundada em 1982 e realiza concertos, óperas, gravações, espetáculos multimídia, música de câmara, programas de educação e formação de público, atuando paralelamente com o laboratório de pesquisa em criação e performance musical. Tem 3 CDs lançados: "Novos Universos Sonoros", com obras de compositores brasileiros, "Panorama da Música Brasileira Vol.1" e "Teuto-brasileiro". Com a produção da "A Flauta Mágica", em 2017, a orquestra realizou a primeira ópera com recursos de acessibilidade da Região Metropolitana de Campinas.
PROGRAME-SE
Concerto da Orquestra Sinfônica da Unicamp
Quando: Amanhã (dia19), às 20h
Onde: Teatro Castro Mendes, Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial, Campinas
Entrada Gratuita
Informações: (19) 32729359 - Instagram @orquestasinfonicadaunicamp
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram