Erudito

Orquestra da Unicamp está sob novo comando

Maestrina Cinthia Alireti será apresentada durante a sétima edição do Projeto Performance 2012

Delma Medeiros
24/10/2012 às 21:20.
Atualizado em 26/04/2022 às 19:42

A sétima edição do Projeto Performance 2012, além de trazer peças de compositores contemporâneos acompanhados pelo naipe de cordas da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), apresenta também a nova regente titular, Cinthia Alireti, que faz sua estreia à frente da orquestra nesta quinta-feira (25), na Casa do Lago. O Performance é um projeto que disponibiliza a OSU como laboratório de pesquisas musicais para regentes, compositores e solistas de todo o País.

A compositora e coordenadora do Centro de Integração Documentação e Difusão Cultural (Ciddic) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Denise Garcia, explica que o concerto é uma continuação do projeto do músico Luiz Castelões. “Ele esteve em Campinas em maio, ensaiando uma peça de sua autoria com a orquestra. Gravou o resultado, retrabalhou a música e volta agora para apresentá-la publicamente com as mudanças. Como se trata de apenas uma peça, decidimos complementar com outros compositores da casa que têm obras criadas também para orquestra de cordas”, explica Denise.

O concerto desta quinta traz as músicas 'Branco', da própria Denise, para orquestra de cordas e barítono, inspirada em poemas de Otávio Paz, com solo do barítono Kaynan Consoli; 'Cantoria', de Jônatas Manzolli; 'Verônica: Nadir Lamento II - Paisagem Seca', de Sílvio Ferraz, todos da Unicamp; e 'Estudo de Sirene', de Luiz Castelões. Sob a regência de Cinthia, a apresentação traz ainda os solistas Arthur Huf (violino), Lara Ziggiatti Nunes (violoncelo) e Teresa Cristina Rodrigues (violoncelo).

Nova maestrina

Graduada em composição musical pela Universidade de São Paulo (USP), especializada em regência, canto e cravo, com mestrado e doutorado concluídos na Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, além de especializações na Sourbonne, em Paris e na Universität des Saarlandes, na Alemanha, Cinthia Alireti assume a regência titular da OSU sete meses depois da saída da então titular, Simone Menezes.

“É uma alegria termos novamente uma regente titular. A substituição demorou um pouco porque temos de cumprir o prazo mínimo para realização de concurso público. Ela retornou recentemente ao Brasil depois de um longo período fora do país. É uma excelente profissional”, afirma Denise. Além de seu interesse em interpretação histórica com instrumentos de época voltados para óperas e gêneros dramáticos do período barroco, Cinthia também atua em projetos de música contemporânea.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por