ERUDITO

Orquestra da Unicamp abre temporada no Castro Mendes

Programa desta quarta-feira terá obras de Igor Maia, Cimarosa e Beethoven

Delma Medeiros
27/02/2013 às 05:00.
Atualizado em 26/04/2022 às 03:04
Ensaio da Orquestra Sinfônica da Unicamp (Elcio Alves/AAN)

Ensaio da Orquestra Sinfônica da Unicamp (Elcio Alves/AAN)

Sob regência do maestro espanhol Octavio Más-Arocas, com dois solistas brasileiros e um repertório que une o clássico ao contemporâneo, a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) estreia sua temporada 2013 hoje no Teatro Municipal José de Castro Mendes. A OSU inicia o ano anunciando um conjunto de ações que tem por finalidade proporcionar a interatividade do público dentro e fora da universidade. No programa, peças do contemporâneo Igor Maia (aluno de pós-graduação da Unicamp) e dos clássicos Domenico Cimarosa e Ludwig van Beethoven.

Más-Arocas, que atuou como assistente do maestro Kurt Masur, já regeu a OSU em 2012 e volta agora integrando o programa Artista Residente, uma parceria entre o Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (Ciddic) da Unicamp e o Departamento de Música do Instituto de Artes. “No ano passado estive aqui por poucos dias. Agora fui convidado a voltar como Artista Residente com a proposta de reger dez concertos com cinco programas diferentes”, conta.

Os programas, a começar por este primeiro concerto, sempre terão uma peça contemporânea, uma com solistas e uma obra do repertório clássico. “Neste concerto vamos apresentar a obra De Profundis, de Igor Maia, um jovem compositor brasileiro que conheci no ano passado e que é muito bom, com uma linguagem avançada para sua idade. No futuro, ele com certeza será dos melhores compositores brasileiros”, avalia.

A segunda peça do programa é o Concerto para 2 Flautas, de Domenico Cimarosa (1749-1801), com solos de Rogério Peruchi e Lucas Martinelli de Lira. “Ambos são flautistas da Sinfônica, um bem jovem e o outro mais velho”, informa o maestro. Fechando o programa, a Sinfonia n 7 em lá maior, de Beethoven (1770-1827). “Trata-se de uma das mais famosas sinfonias do compositor, uma peça muito energética, considerada a apoteose da dança, porque incita a dançar. É uma obra emblemática e atrevida para o primeiro concerto da temporada”, diz.

Dentro do programa Artista Residente, o maestro espanhol também atuará no Departamento de Música da Unicamp, na área de regência orquestral e na disciplina de Prática Orquestral do curso de graduação em Música. Segundo a nova regente titular da OSU, Cínthia Alireti, o programa Artista Residente faz parte do conjunto de ações para a reestruturação da OSU, que pretende dar visibilidade às novíssimas safras do melhor da produção contemporânea, e interagir com alunos das escolas das redes públicas e particulares por meio dos ensaios abertos. Pautada na qualidade, a maestrina promete uma programação atraente nesta temporada, com clássicos populares.

Ideia

Sobre a vinda de Más-Arocas (que já regeu a OSU em 2012, no Festival Internacional Carlos Gomes), a compositora e diretora do Ciddic, Denise Garcia, é categórica: “A ideia de trazer um artista com uma larga experiência internacional faz um contraponto muito valioso em termos de parâmetros de qualidade artística, tanto para a orquestra, quanto para a atuação docente no Departamento de Música”, afirma, lembrando que “a participação de um docente/maestro atuante em uma universidade sulamericana, contribui para que o Ciddic e o Instituto de Artes participem das iniciativas de internacionalização da Unicamp”.

O maestro

Nos Estados Unidos, Octavio Más-Arocas é regente de ópera e diretor musical das orquestras Lawrence University e do Lawrence Conservatory of Music. Escolhido pelo renomado maestro Kurt Masur, Más-Arocas foi premiado com a bolsa de estudo Felix Mendelsohn-Bartoldy, em 2010. Em setembro de 2011, viajou para a Europa e trabalhou como assistente de Masur junto à Orquestra Leipzig Gewandhaus e à Orquestra da Rádio de Helsinki. Fez sua estreia como regente na Alemanha, partilhando o pódio com o maestro Masur frente à Orquestra Sinfônica de Leizig.

Serviço

Concerto da Orquestra Sinfônica da Unicamp

Senta quarta-feira (27), às 20h

No Teatro Municipal José de Castro Mendes (Rua Conselheiro Gomide, 62 - Vila Industrial) -  Campinas. Telefone: (19) 3272-9359

Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por