Entrada gratuita

Oficina gratuita ajuda foliões na produção de máscaras e acessórios para o Carnaval

Atividade promovida na Casa de Cultura de Sousas acontece neste sábado

Aline Guevara/ [email protected]
09/02/2024 às 09:10.
Atualizado em 09/02/2024 às 09:10
Máscaras podem ser feitas com material cedido no local ou folião pode levar paetês e outros enfeites para complementar a produção (Arquivo Pessoal)

Máscaras podem ser feitas com material cedido no local ou folião pode levar paetês e outros enfeites para complementar a produção (Arquivo Pessoal)

O folião que quer pular o Carnaval paramentado, mas ainda não tem fantasia ou acessórios, pode ter uma ajuda. A Casa de Cultura do distrito de Sousas promove neste sábado (10) uma oficina cultural de produção de máscaras e acessórios carnavalescos. Quem ministra a atividade é o artista plástico e muralista Déh Dullius, que vai atender os interessados das 13h às 16h no local. A entrada é gratuita e os materiais são fornecidos pelo espaço, mas quem tem interesse em personalizar um abadá deve levar uma camiseta.

“Caso a pessoa tenha objetos que possam complementar a produção, como um saquinho de paetês, umas linhas coloridas, enfeites, pode levar também. Mas no geral, temos aqui os materiais”, explica Déh. A Casa de Cultura fornece um material plástico com um acabamento firme feito de sacola de mercado reciclada. O processo, que é simples e conta com a utilização de um ferro de passar roupa, geralmente é ensinado na oficina para que os alunos possam reproduzir, mas o artista plástico explica que, especificamente nesta atividade, a matéria-prima já estará pronta. “Isso é para que as pessoas aproveitem mais o tempo para criar as peças. É um ótimo material para fazer ecobags e várias outras coisas.”

Entre os materiais disponíveis, estão tintas, tesouras, colas e a citada lona feita de plástico reciclado. “Muitas pessoas chegam aqui querendo o básico, mas se empolgam. O interessado pode chegar e pedir ideias ou, então, vir com algo já idealizado que ajudamos a desenhar e preparar”, explica Déh. O material usado é pensado para ser durável, pelo menos até o fim do dia, aguentando a umidade.

“Neste período, estamos focando no Carnaval, mas as oficinas de arte vão continuar acontecendo com outros enfoques. Elas envolvem desenho, pintura, desenho de moda”, destaca o artista plástico. A oficina é para maiores de 10 anos. Crianças menores devem estar acompanhadas dos pais, pois a atividade requer uso de instrumentos cortantes e também que podem provocar queimaduras. A atividade não requer inscrição, mas ela é sugerida. Basta entrar em contato pelo número (51) 98214-7493.

PROGRAME-SE

Oficina de máscaras e acessórios carnavalescos

Quando: sábado, 10/02, das 13h às 16h

Onde: Casa de Cultura, Rua 13 de maio, 43, Sousas

Entrada gratuita (com inscrições pelo WhatsApp 51 98214-7493)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por