Desenvolvido pelo Centro Cultural Casarão, o projeto engloba 12 encontros, que se iniciarão no dia 25, sempre às terças-feiras
No encerramento da oficina, em junho, os participantes apresentarão a peça escolhida, adaptada às necessidades dos integrantes do grupo (Divulgação)
O Centro Cultural Casarão abriu novas vagas para a Oficina Gratuita de Teatro 50+. As inscrições terminam amanhã (dia 24). Para os que participaram das edições anteriores do projeto e pretendem seguir com as aulas, basta se reinscreverem.
Segundo a diretora, professora de teatro, atriz e responsável pela oficina, Carmen Freitas, não é necessário ter experiência em atuar para ingressar no projeto. A única exigência é que os alunos tenham 50 anos ou mais, sem limite de idade. As peças serão adaptadas às necessidades de todo o grupo que, para além dos encontros nas dinâmicas, também criam uma rede de amizade em um ambiente de lazer e descontração.
Segundo Freitas, a atividade é aberta a homens e mulheres interessados em explorar o universo teatral, estimular a criatividade e conhecer novas pessoas em um ambiente inclusivo. As aulas terão início no dia 25 e ocorrerão às terças-feiras, das 10h às 12h, durante 12 encontros.
Esta é a terceira edição do projeto, que teve início no ano passado com duração de um semestre em cada desenvolvimento.
As inscrições serão feitas por um formulário online, disponível no link https://tinyurl.com/ teatro50mais, e por meio do Whatsapp da responsável pela oficina (19) 98168-0476.
Freitas explica que as aulas começam com dinâmicas de jogos teatrais para a integração de todos os participantes e como meio de consolidar o grupo que tem o propósito de seguir para além das aulas. Nos encontros seguintes, acrescentou, é feita a escolha de roteiro em conjunto e a produção que ele demanda. Ao final de cada semestre, é realizada uma apresentação intimista da peça escolhida, que será adaptada às necessidades dos integrantes. A professora pontuou que, para a produção do cenário e dos figurinos, todos os envolvidos ajudam com objetos de suas casas, sem gastos, na tentativa de ressignificar os utensílios que têm à disposição.
“A apresentação será em junho. O momento marca o último dia de aula e a celebração desse projeto.” O melhor resultado da oficina, ressaltou, são os laços que se formam entre os participantes. De acordo com Freitas, nas experiências passadas, as pessoas tornaram-se amigas e mantiveram contato mesmo depois do final da dinâmica. A professora afirmou que mesmo os alunos que não se sentiam aptos a atuar se surpreendem com o resultado final.
PROGRAME-SE
Oficina Gratuita de Teatro para 50+
Quando: Aulas às terças-feiras, das 10h às 12h. Início no próximo dia 25, com duração de um semestre – 12 encontros
Onde: Centro Cultural Casarão, Rua Aracy de Almeida Câmara, nº 291, Barão Geraldo.
Informações e inscrições pelo link https://tinyurl.com/teatro50mais ou através do WhatsApp: (19) 9 8168-0476 - Carmen Freitas
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram