RECONHECIMENTO

O Lume Teatro, de Campinas, ganha Prêmio Shell Especial

Premiação foi conferida pelos 25 anos de trabalho permanente de pesquisa

Correio
correiopontocom@rac.com.br
13/03/2013 às 15:21.
Atualizado em 26/04/2022 às 00:52

O ator Carlos Simioni em um dos espetáculos do Lume (Divulgação)

O Lume Teatro - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp - foi premiado na 25ª edição do Prêmio Shell de Teatro, na categoria Especial, pelos 25 anos de trabalho permanente de pesquisa. A premiação aconteceu na noite desta terça-feira (12), em São Paulo. A seleção foi feita por um júri formado por Alexandre Mate, Carlos Colabone, Marici Salomão, Mario Bolognesi e Noemi Marinho. As informações são da assessoria de imprensa.

"Esse prêmio é mais que merecido pensando na semente plantada por Luís Otávio Burnier (fundador do Lume), e em todos que a mantêm viva", enfatizou a atriz Naomi Silman. "O que me vem à lembrança é Burnier quando quis criar um núcleo que contribuísse para a cena do teatro brasileiro. Perseveramos. Esse prêmio é dedicado a ele", reiterou o ator Carlos Simioni.

Além do prêmio, o ator Renato Ferracini, destacou a importância do "reconhecimento dos pares". Para a atriz Raquel Scotti Hirson, "é um estímulo para continuar, continuar... É um continuar transformador, redescoberto, recriado".

O Lume é um coletivo de sete atores que se tornou referência internacional para artistas e pesquisadores no redimensionamento técnico e ético do ofício. Um espaço de multiplicidade de visões que refletem as diferenças, impulsos e sonhos de cada ator.

Ao longo de quase 30 anos, tornou-se conhecido em mais de 26 países, tendo atravessado quatro continentes, desenvolvendo parcerias especiais com mestres da cena artística mundial. Criou mais de 20 espetáculos, dos quais mantém 14 em repertório, que circularam por todos os grandes festivais do país e do exterior e foram contemplados nos mais importantes prêmios e editais.

Por meio de uma abordagem pessoal do trabalho de ator - que busca expandir os limites físicos e vocais -, o Lume construiu espetáculos de grande expressividade, que muitas vezes rompem as formas convencionais de relação com o espectador.

De sua sede em Barão Geraldo, distrito de Campinas, o grupo desenvolve e difunde sua arte e metodologia através de oficinas, demonstrações técnicas, intercâmbios de trabalho, trocas culturais, assessorias, reflexões teóricas e projetos itinerantes, que celebram o teatro como a arte do encontro.

'Shi-Zen, 7 Cuias'

O Lume Teatro apresenta o premiado espetáculo 'Shi-Zen, 7 Cuias', no Memorial da América Latina, em São Paulo, no dia 22 próximo, às 21h, com entrada franca. A apresentação integra o Festival Ibero-Americano de Teatro. Com direção de Tadashi Endo, 'Shi-Zen, 7 Cuias' faz um mergulho nos princípios da dança butô.

Composto por uma série de quadros em movimento, 'Shi-Zen, 7 Cuias' é um espetáculo sem palavras, que une a elegância e o minimalismo da técnica do butoh-ma – técnica desenvolvida por Endo –, com a força e a graça de cada um dos sete atores unidas às técnicas de representação do Lume, como a Dança Pessoal, a Mímesis Corpórea e o Clown e o Sentido Cômico do Corpo.

A estrutura aberta do espetáculo desafia as narrativas tradicionais e convida cada espectador a ser um participante ativo na construção da dramaturgia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por