VEM AÍ

O jazz faz tributo a Noel Rosa e Django Reinhardt

show gratuito na próxima semana homenageia os 111 anos do nascimento dos compositores

Cibele Vieira
28/05/2022 às 12:06.
Atualizado em 28/05/2022 às 12:06
Os fundadores do Hot Clube de Piracibana: Fernando Seifarth, Marcos Monaco e Cidão Lima (Divulgação)

Os fundadores do Hot Clube de Piracibana: Fernando Seifarth, Marcos Monaco e Cidão Lima (Divulgação)

As releituras de canções de dois importantes compositores, o brasileiro Noel Rosa e o francês Django Reinhardt, deram origem ao espetáculo "111 anos de Django e Noel com Hot Club de Piracicaba", que será apresentado na próxima sexta-feira, 3 de junho, às 20h, no Teatro Municipal Castro Mendes com entrada gratuita. 

O projeto mostra a conexão entre a música de Noel e a de Django, ao evidenciar o que acontecia simultaneamente no Brasil e na França no mesmo período. O HCP (Hot Club de Piracicaba) é um conjunto de jazz, sem integrantes fixos, que toca o "jazz manouche", também conhecido como jazz cigano, mas aproveitando elementos tradicionais do jazz, do country americano, do blues e da música brasileira. 

Para esta apresentação participam André Grella (piano), Eliezer Silva (trompete), Frank Edson (tuba), José Fernando Seifarth (violão/guitarra), Eloy Porto Neto (trombone e vocal) e Wagner Silva (bateria). Haverá também participações especiais, com o revezamento de músicos como Iuna Tuane (voz), Marcio Sartório (voz), Marcos Moraes (violão), Bina Coquet (violão), Lu Garcia, Estela Manfrinato (voz) e Saulo Ligo (violão). A iniciativa é financiada pelo ProAC e viabilizada pela Empório Produções.

No Brasil, tem crescido o número de músicos e grupos dedicados ao estilo e, anualmente, desde 2013 é realizado em Piracicaba o "Festival de Jazz Manouche", o único do Brasil. 

O estilo musical teve seu início com o guitarrista francês Jean "Django" Reinhardt. Ele foi o primeiro jazzman a influenciar músicos norte-americanos, mas como suas origens estão em grande parte na França, é frequentemente chamado pelo nome francês (Jazz Manouche). Django era o mais destacado entre um grupo de guitarristas ciganos que trabalhavam em Paris e arredores na década de 1930.

PROGRAME-SE

Show 111 anos de Django e Noel com Hot Club de Piracicaba

Quando: sexta-feira, dia 3/6, às 20h 

Onde: Teatro Municipal Castro Mendes - Rua Conselheiro Gomide, 62 - Vila Industrial - Campinas

Entrada franca

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por