surpresa

O estrondoso sucesso de Wandinha

Série só ficou atrás da popular "Stranger Things" entre as mais vistas de uma plataforma de streaming, que ainda tenta entender seu sucesso; veja outras séries que se destacaram em 2022

Aline Guevara/ [email protected]
29/12/2022 às 11:11.
Atualizado em 29/12/2022 às 11:11
"Wandinha", série que traz para o centro da história um dos membros da Família Addams (Reprodução/ Netflix)

"Wandinha", série que traz para o centro da história um dos membros da Família Addams (Reprodução/ Netflix)

O interesse do público em "Wandinha", série que traz para o centro da história um dos membros mais interessantes da Família Addams, era relativamente esperado. Além de investir em uma personagem popular, a produção trouxe Tim Burton como responsável pela direção dos primeiros quatro episódios que deram o tom sombrio e irreverente à história. A surpresa, no entanto, veio diante da proporção desse sucesso que nem mesmo a Netflix conseguiu compreender completamente. "É impressionante a rapidez com que algo assim pode explodir na Netflix, e há muito que você deseja ouvir dos fãs e do público. Não é apenas a dança, são as pessoas se vestindo e comprando maquiagem, querendo se parecer com Wandinha Addams. Queremos estudar e entender porque é esse fenômeno", explicou o executivo do streaming Peter Friedlander em entrevista para a Variety. Ao longo dos primeiros 28 dias depois da estreia, em 23 de novembro, "Wandinha" acumulou 1.02 bilhão de minutos assistidos e se tornou a terceira série mais vista na história da plataforma - atrás somente de "Round 6" e “Stranger Things 4", que ocupam o primeiro e o segundo lugares respectivamente.

A dança citada por Friedlander viralizou nas redes sociais nas últimas semanas. É bem possível que você já tenha se deparado com a atriz Jenna Ortega, a intérprete de Wandinha, estrelando os passos inusitados e divertidos da cena em que a protagonista se solta no baile da Escola Nunca Mais. Os movimentos se tornaram desafios de dança em vídeos que acumulam bilhões de visualizações no Tik Tok e no Instagram. No YouTube, o vídeo original soma 28 milhões de views. Curiosamente, a sequência não viralizou com a música tocada na série, "Goo Goo Muck" da banda The Cramps, mas sim ao som de "Blood Mary", canção lançada em 2011 por Lady Gaga. Depois dessa, nem a cantora resistiu e se juntou aos muitos que gravaram sua própria versão da dança copiando os movimentos da protagonista.

Mistura que deu certo

Na primeira temporada, a série seguiu uma fórmula certeira: a dinâmica escolar de jovens com características sobrenaturais lembra muito "Harry Potter"; o mistério por trás dos responsáveis pelos assassinatos em série mantém o interesse do público até o fim; e a trama focada nos dramas daqueles excluídos e marginalizados pela sociedade, característica tão inerente às produções de Tim Burton, é irresistível. "Wandinha" ainda tem o carisma "sombrio" de Jenna para dar vida à Addams que não liga para a opinião alheia, mas tem dificuldades para esconder as demonstrações de afeto pelo colega que lembra seu irmão mais novo ou pela amiga que é seu completo oposto, com cabelo colorido e um quarto decorado com as cores do arco-íris. A segunda temporada ainda não foi oficialmente confirmada, mas isso deve ser questão de tempo.

Outras cinco séries que se destacaram em 2022

Stranger Things 4 - a quarta temporada veio para sedimentar a popularidade da série que hoje é o maior sucesso da Netflix. Onze, Max e companhia brilharam em mais um capítulo da história da cidade de Hawkins, que será concluída na quinta temporada.

Dahmer: Um Canibal Americano - obra que registra os crimes reais cometidos pelo assassino em série norte-americano Jeffrey Dahmer foi outro fenômeno de audiência de 2022 e se tornou o quarto seriado mais visto da Netflix.

House of the Dragon - derivada de "Game of Thrones", a série carregou - para o bem e para o mal - um grande legado. Mas, desvinculando-se do repudiado final da antecessora, entregou uma primeira temporada que agradou público e crítica. A série conquistou a maior estreia da história da plataforma de streaming da HBO Max na América Latina.

O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder - o retorno à Terra Média do escritor do J. R. R. Tolkien era muito aguardado e os números da primeira temporada não decepcionaram. Além de quebrar recordes de audiência para a plataforma da Prime Video, a série ainda proporcionou um aumento de vendas de livros do universo sem precedentes para a Amazon, que já garantiu cinco temporadas para a produção.

Uma Advogada Extraordinária - nem só de séries faladas em língua inglesa vive a lista de sucessos do ano. O seriado sul-coreano que acompanha a história de uma jovem advogada no espectro autista alcançou o Top 10 da plataforma em 57 países, entre eles o Brasil.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por