artistas plásticos

O amor entre pincéis de Rogério Pedro e Luciane Moreira

A parceria do casal se desdobra entre o ateliê em Campinas, as viagens para pintar e um tempo só para eles, afinal é preciso manter o romantismo

Karina Fusco
11/06/2022 às 20:51.
Atualizado em 12/06/2022 às 11:04
Rogério e Luciane, um exemplo de amor e parceria dentro e fora do mundo da arte: projetos por todo o Brasil - e também no exterior - e sabedoria para driblar os desafios da rotina em casa e no trabalho (Kamá Ribeiro)

Rogério e Luciane, um exemplo de amor e parceria dentro e fora do mundo da arte: projetos por todo o Brasil - e também no exterior - e sabedoria para driblar os desafios da rotina em casa e no trabalho (Kamá Ribeiro)

Eles se conheceram na faculdade de Artes Plásticas da PUC-Campinas no final nos anos de 1990. Ele era veterano, ela caloura, mas, algumas matérias, eles faziam juntos e nas festas, fogueiras e eventos que os universitários faziam por ali, sempre estavam próximos. Foi assim que começou um namoro que se transformou em casamento, uma família linda com dois filhos e uma parceria profissional de sucesso a caminho das bodas de prata.

Rogério Pedro, de 45 anos, e Luciane Moreira Pedro, de 43, dividem a rotina de trabalho no ateliê, onde criam, pintam, fazem contatos, aceitam encomendas, atendem clientes e encaram novos desafios que vão surgindo. E gostam de lembrar que a parceria profissional começou logo que terminaram a faculdade e montaram uma agência de publicidade. Após 10 anos, Rogério começou a fazer a migração para o mundo das artes, que era com o que ele mais gostava de trabalhar. Passou a fazer murais e, em seguida vieram as telas. Lu estudou moda e trabalhava com maquiagem em paralelo. Até que chegou a pandemia e eles ficaram 100% focados nas artes. Os eventos pararam, mas a arte não. As pessoas ficaram em casa e quiseram decorar os cantinhos e, com isso, os pedidos só aumentaram. 

No dia a dia, a criação e desenvolvimento das artes são do Rogério e Lu trabalha mais na execução. Na verdade, eles pintam juntos. As telas têm a mão dos dois. “É um processo conjunto”, frisam.

Juntos, fizeram muitos trabalhos longe de casa, como uma fachada de identidade de um famoso camarote do Carnaval de Salvador, além do logo da banda Timbalada. O colorido do trabalho da dupla foi encantando o Brasil e chegando a outros territórios. Eles pintaram uma empena em um prédio de 14 andares, em São Paulo. “Foram oito dias de trabalho nos andaimes, em um projeto maior que envolveu artistas como Laerte e o próprio Carlinhos Brown”, conta Rogério.

Lu encara tudo, até a altura, afinal considera que o que eles têm, é uma parceria de verdade. Eles até alugaram um apartamento no Minhocão para ficar por ali ao longo de 30 dias acompanhando ainda mais de perto a evolução do projeto. “O apartamento era de frente para a pintura e pudemos levar nossos filhos para ficarem uns dias lá acompanhando o nosso trabalho”, conta Lu.
Embora colecionem bons momentos profissionais, Rogério confessa que a cada conclusão de trabalho, sobretudo os grandiosos, dá um vazio. O que passa rápido, pois a agenda dos dois anda bem agitada e sempre surgem novos projetos. Um deles é de artes para NFTs (sigla para ‘non fungible token’, ou, em português, ‘token não fungível’), que terá como desdobramento uma exposição em uma galeria em Manhattan, em Nova York, Estados Unidos, nos próximos dias.

A nova empreitada será somada a outras experiências no exterior, como os murais feitos em Miami, quadros feitos para um hotel no Catar, e até propostas para fazer trabalhos para a Disney.
Eles consideram que a arte de rua é um outdoor, assim como as redes sociais dão enorme visibilidade que ultrapassa fronteiras. 

Seja no dia a dia no ateliê ou nas viagens para pintar murais, o casal sempre busca um tempinho para curtir momentos a dois, como um jantar romântico ou um passeio especial, afinal, o amor e a arte podem perfeitamente andar de mãos dadas. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por