Exposição gratuita será inaugurada amanhã no Sesi Campinas, às 19h, retratando manifestação cultural de Pernambuco, considerada Patrimônio Cultural Brasileiro
A mostra contém fotografias, documentos, objetos, indumentárias, peças de artesanato e audiovisuais para que o público possa imergir na vivência do Maracatu (Divulgação)
A exposição “Maracatu Rural – A Magia dos Canaviais” será inaugurada amanhã no Centro Cultural Sesi Campinas, no Parque Itália, com entrada gratuita e aberta ao público, às 19h. Em meio à cenografia que remete ao território da zona canavieira pernambucana, a mostra exibe documentos, vídeos, fotografias, objetos, textos, indumentárias e peças de artesanato, além de audiovisuais. A proposta é que o público possa imergir na vivência do Maracatu Rural – também conhecido como Maracatu de Baque Solto – manifestação considerada Patrimônio Cultural Brasileiro. A reserva dos ingressos deve ser feita pelo site Meu Sesi.
A mostra seguirá exposta ao público até o dia 1º de junho, de quarta-feira a sábado, das 10h às 20h e, aos domingos, das 10h às 19h. A acessibilidade também estará garantida com audiodescrição e legendas em Braille em todas as obras. No total, são mais de 60 fotografias selecionadas, assinadas por diversos fotógrafos pernambucanos, como Hans von Manteuffel (alemão/pernambucano), Toni Braga, Pedro Raiz e Afonso Oliveira. Além de obras da antropóloga americana Katarina Real que, entre 1950 e 1990, pesquisou sobre o Carnaval do Recife e outras manifestações culturais do Nordeste.
Entre os documentos estão troféus, CDs, livros, ferramentas da agricultura, instrumentos e a medalha da Ordem do Mérito Cultural, concedida pelo Ministério da Cultura.
A exposição também traz 11 manequins com os figurinos típicos de Caboclos de Lança, Rei, Rainha, Reiamar, Mestre de Apito, Burra, Catirina e Mateus. Haverá uma Mesa de Jurema Sagrada, que representa um ritual religioso de origem indígena e cultuado por participantes ativos do Maracatu Rural. Haverá ainda a exibição de um documentário, produzido especialmente para a exposição, que mostra os preparativos do Maracatu Rural, à noite, até as apresentações no Carnaval.
HISTÓRIA VIVA
De acordo com a mediadora cultural do Centro Cultural Sesi Campinas, Gabriela Ramos, esta é a primeira vez que a exposição vem para o Interior paulista. A mostra foi inaugurada no ano passado em São Paulo e agora chega à cidade. Sob a curadoria de Afonso Oliveira – com vivência ativa de mais de 30 anos nessa manifestação cultural –, a promessa é que a exposição garanta uma experiência única e emocionante. Ramos ressaltou que a exposição transmite a valorização da cultura rural pernambucana e a importância de compartilhar essa manifestação artística em suas diversas linguagens.
No dia 29, sábado, será oferecida uma visita com mediação do curador, que dará explicações sobre os figurinos e os personagens envoltos no Maracatu Rural. Segundo Ramos, essa manifestação cultural proveniente de Pernambuco foi iniciada pelos trabalhadores da monocultura de açúcar, ainda no período da escravização. A exposição, acrescentou, traz um panorama desde as primeiras manifestações até o seu desenvolvimento artístico nos dias atuais. “Acredito que a magnitude que envolve o Maracatu Rural só pode ser compreendida em sua completude a partir da vivência dessa experiência. E a exposição é feita por pessoas que vivem e promovem essa cultura ativamente.”
Ramos pontuou que há em torno de 110 grupos de Maracatu Rural em Pernambuco – espelhados por vários municípios – e que essa cultura foi consolidada a partir de 1990. Os figurinos dos personagens das manifestações estarão presentes na exposição, como o da Catita – figura icônica do cortejo —, e o Caboclo de Lança — símbolo e protagonista dessa cultura local.
A mediadora afirma que toda a exposição teve de ser adaptada e reduzida para ser exibida em Campinas, mas sem perder o seu valor e trabalho artístico. "Trata-se de um acervo gigantesco. Os figurinos expostos, por exemplo, são os que foram utilizados no Carnaval de 2024.” O projeto expográfico desenvolvido para a mostra é da designer pernambucana Júlia Filizola, o que permitiu trazer o olhar e conhecimento de quem vive e participa dessa cultura ativamente. Filizola projetou a mostra de tal maneira, explicou, que o público irá conseguir imergir no universo do Maracatu Rural como se estivesse em Pernambuco.
“Queremos que os presentes entrem nesse mundo imaginário que foi estruturado e pensado nos mínimos detalhes, de maneira que as obras conversem entre si e tragam a energia de quem vive essa experiência.”
PROGRAME-SE
Exposição Maracatu Rural – A Magia dos Canaviais
Onde: Centro Cultural Sesi Campinas Amoreiras – Espaço Galeria, Av. das Amoreiras, nº 450, bairro Parque Itália
Quando: A abertura será amanhã, dia 27, às 19h.
Para o lançamento, será necessário retirar o ingresso gratuito e individual pelo link: https://www.sesisp.org.br/ eventos?data=0&codigoUnida de=5bd85858-b5c6-4705-aa5 c-33fef9a6d28a&search=
A exposição permanece aberta até o dia 1º de junho, de quarta-feira a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 10h às 19h
Entrada gratuita e com classificação indicativa livre.
Acessibilidade: a exposição conta com audiodescrição e legendas em Braille.
Visitas guiadas: dia 27, às 19h; e dia 29, às 16h, com participação de Luiz Caboclo.
Informações: [email protected]
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram