SONORIDADES

Música instrumental é destaque em pocket shows

Grupo Sax Bem Temperado e pianista Albano Sales lançam CDs na livraria Fnac

Delma Medeiros
19/06/2013 às 05:00.
Atualizado em 25/04/2022 às 18:58

A música instrumental não tem tanto espaço como as comerciais e, com certeza, muito menos do que merece. Mas a iniciativa do selo Kalamata, de trabalhar com músicos independentes, abriu o leque para que artistas campineiros possam mostrar seu trabalho. Isso é o que se pode confirmar com o relançamento este mês, com pocket show na Livraria Fnac, de dois álbuns produzidos, respectivamente, em 2008 e 2009: 'Sax Bem Temperado', com o quarteto de saxofones homônimo, e 'Retrato Brasileiro', de Albano Sales. 

O Sax Bem Temperado surgiu em 2006 com a proposta de apresentar um repertório essencialmente de música popular brasileira em arranjos originais. Albano Sales é músico reconhecido internacionalmente e somente em 2009 lançou seu primeiro disco solo, depois de anos gravando, tocando e fazendo direção musical para trabalhos dos mais variados músicos.

Com formação mista, de música erudita e popular, Sales já trabalhou com nomes como Airto Moreira e Flora Purim, nos Estados Unidos, e no Brasil com Pery Ribeiro, Paulo Moura, Raul de Souza, Célia, Eduardo e Silvinha Araújo, Vanderléa, Martinha, Miéle, Mafalda Minozzi, entre muitos outros. Ele brinca que faz todo tipo de música: “boa, ruim, brega, com ganhadores de Grammy. Tenho que sobreviver, então, o cachê sendo bom eu topo”, brinca, citando que música mercadológica é uma coisa e arte é outra. “Eu optei pelo nicho da arte, que tem um custo alto e retorno pequeno, mas traz dividendos para o espírito. Não vou ficar milionário, mas estou feliz”.

O novo álbum, instrumental e autoral, começou a ser gravado nos Estados Unidos, na época em que o músico morou lá, em 2003. “Gravei no estúdio Entourage, em Los Angeles, mas só consegui terminar aqui, com recursos do Ficc (Fundo de Incentivo à Cultura de Campinas). Colocamos novas gravações e instrumentos adicionais e fizemos a prensagem”, explica, citando que, por uma feliz coincidência, o trabalho começou nos Estados Unidos com o técnico Maurício Cajueiro, que depois abriu seu próprio estúdio em Campinas. “Gravei com ele lá e finalizei com ele aqui”, diz Sales.

O álbum foi lançado em 2009, mas no ano passado seu relançamento foi negociado com Antoine Kolokathis, diretor do Kalamata. “E já tenho material suficiente para fazer um segundo disco”, afirma.

Segundo Sales, o álbum tem a participação de “músicos excelentes”, como Octávio Bailee (contrabaixista que tocou com Al Jarreau e Sérgio Mendes), Sandro Feliciano (bateria), Bruno Copini (baixo), Bruno Mangueira (guitarra), Flávio Corilow (sax e flauta) e Marcelo Vieira (violoncelo), entre outros.

Sax Bem Temperado

Flávio Corilow, do quarteto Sax Bem Temperado, explica que a proposta do grupo é mostrar a boa música popular brasileira de todas as épocas. O álbum do grupo também foi lançado com apoio do Ficc. “Neste primeiro álbum colocamos músicas de Tom Jobim, Pixinguinha, Noel Rosa, algumas instrumentais do Hermeto Paschoal e César Camargo Mariano e uma de minha autoria”, diz Corilow, citando que o quarteto já está preparando o segundo álbum, que deve ser lançado em 2014. “No pocket show na Fnac vamos mostrar músicas do primeiro disco e algumas novas, que entrarão no segundo”, adianta. Entre os autores escolhidos para figurar no próximo CD estão Nelson Cavaquinho, Jacob do Bandolim e outros clássicos da MPB” .

Kolokathis explica que o selo Kalamata, um dos braços da Direção Cultura, surgiu com a proposta de trabalhar com músicos independentes, apostando em filões alternativos, fora do circuito comercial. “Esses pockets shows são uma maneira de promovermos mais esses trabalhos, que são de altíssima qualidade”, afirma. Segundo Kolokathis, o selo está com outros trabalhos em vias de lançamento, como o álbum da cantora Carol Andrade, previsto para julho, e o do pianista Pablo Lapidusas, para agosto.

Serviço

Pocket Show de lançamento do CD Sax Bem Temperado

Nesta quinta-feira (19), às 19h

Pocket show de lançamento do CD 'Retrato Brasileiro', de Albano Sales

Dia 26/6 (quarta), às 19h

Na Livraria Fnac - Parque D. Pedro Shopping (Av. Guilherme Campos, 500 - Santa Genebra). Telefone: (19) 2101-2003

De graça

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por