aberta e gratuita

Multiartista pernambucano faz palestra e apresentação musical nesta terça na Unicamp

Antonio Nóbrega se apresenta a partir das 15h no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Cibele Vieira
05/09/2022 às 21:07.
Atualizado em 05/09/2022 às 21:35
O multiartista pernambucano Antonio Nóbrega faz palestra e apresentação musical aberta e gratuita hoje na Unicamp, encerrando sua participação como artista residente (Kamá Ribeiro)

O multiartista pernambucano Antonio Nóbrega faz palestra e apresentação musical aberta e gratuita hoje na Unicamp, encerrando sua participação como artista residente (Kamá Ribeiro)

Desde março ele saltita entre as muitas atividades do programa de Artista Residente da Unicamp, reunindo públicos de várias partes do país, no ambiente acadêmico ou externo. Nesta terça-feira (6), é a última oportunidade para ver de perto, na Unicamp, o músico, compositor, ator, dançarino e poeta Antonio Nóbrega, que fará uma apresentação musical às 15h, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), acompanhado do violonista e arranjador Edmilson Capelupi.

Gratuito e aberto ao público em geral, o evento é precedido, no período da manhã (entre 10 e 12h), de uma palestra de conclusão do ciclo teórico do “BrasisBrasil”, programa que percorreu quinzenalmente diversos aspectos da formação e desenvolvimento da cultura popular brasileira, como a poesia, a dança, o teatro e a música. Sua participação no programa ocorre quando ele completa 70 anos de idade e 50 de carreira.

“A falta de visibilidade e compreensão do mundo cultural popular tem sido para mim, desde longa data, motivo de inquietação. É uma frustração que esse hemisfério cultural tão rico de valores, significados e conteúdo, seja pouco percebido pelos brasileiros”, ponderou Nóbrega. O objetivo dos encontros, comenta, “foi discutir parte desse conteúdo, para fomentar novas questões e novas atitudes”. E acrescenta que “o confronto com o público, as perguntas, me fizeram revisitar conceitos e considerações, o que foi muito rico”. Ele explica que as atividades influenciam o processo de escrita do seu novo livro “BrasisBrasil”, que aborda o universo cultural brasileiro.

“Esse ciclo foi uma forma de apresentar temas do meu livro e esses encontros me ajudaram a aprofundar a reflexão”, diz. A obra é resultado de décadas de investigações sobre o universo da cultura popular, em trabalhos de campo no país e no exterior e em extensas pesquisas bibliográficas. Nos seis meses que esteve em Campinas como Artista Residente, Nóbrega deu aulas e oficinas de poesia, dança, teatro e música. Todas as aulas foram gravadas e estão disponíveis na página do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp no YouTube.

O ciclo de atividades do Programa “Hilda Hilst” do Artista Residente atraiu interessados de outros Estados. Coordenado atualmente pelo Instituto de Estudos Avançados (IdEA), o Programa já recebeu cerca de 40 artistas residentes desde 1985, permitindo à comunidade acadêmica interagir com personalidades artísticas nacionais e internacionais.

O pensador da diversidade

Ex-professor do Instituto de Artes da Unicamp - onde atuou entre 1985 e 1991 - Nóbrega iniciou sua carreira musical por meio do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna (1927-2014), que o convidou a ingressar no Quinteto Armorial, grupo precursor na criação de uma música de câmara brasileira de raízes populares, em 1971. Depois de gravar quatro discos com o grupo, o artista aprofundou seu envolvimento com a cultura popular brasileira criando um estilo cênico e musical próprio.

Dirigiu vários espetáculos de teatro, dança e música e fez apresentações por todo país e no exterior (Portugal, Alemanha, Estados Unidos, Cuba, Rússia e França). Recebeu diversos prêmios e, por duas vezes, a Comenda do Mérito Cultural. Nóbrega tem 12 CDs gravados e três DVDs. Em novembro de 1992, fundou o Instituto Brincante, em São Paulo. Em 2014, o cineasta Walter Carvalho realizou o longa-metragem “Brincante”, dedicado à sua trajetória artística. Nascido em Recife, começou a estudar violino aos oito anos de idade.

PROGRAME-SE

Apresentação Antonio Nóbrega

Quando: terça-feira, 06/09 – palestra das 10h às 12h e apresentação musical às 15h

Onde: Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp - Rua Albert Sabin, s/nº, Cidade Universitária

Aberto e Gratuito

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por