CULTURA NEGRA

Mostra lembra a cerimônia de lavagem das escadas da Catedral

Exposição fotográfica instalada no saguão da Estação Cultura reabre a agenda de exposições no local

Cibele Vieira
16/04/2022 às 19:03.
Atualizado em 17/04/2022 às 10:16
Participante da tradicional cerimônia de lavagem das escadas da Catedral de Campinas: manifestação cultural e religiosa é resgatada em mostra que traz os olhares de seis fotógrafos (Fabiana Ribeiro)

Participante da tradicional cerimônia de lavagem das escadas da Catedral de Campinas: manifestação cultural e religiosa é resgatada em mostra que traz os olhares de seis fotógrafos (Fabiana Ribeiro)

Fotógrafos que já registraram a lavagem das escadarias da Catedral em anos anteriores expõem suas imagens na Estação Cultura

Este ano ainda não será realizada a tradicional cerimônia de lavagem das escadas da Catedral no Sábado de Aleluia. Mas a lembrança desse rito - que celebra a resistência dos povos negros com seu rico legado cultural e religioso - será relembrado pela mostra fotográfica instalada no saguão da Estação Cultura, reabrindo a agenda de exposições no local. As visitas podem ser feitas até 15 de maio.

Seis fotógrafos da cidade expõem suas visões para o evento que acontecia em Campinas desde 1985, mas foi interrompido pela pandemia em 2020. Regina Rocha Pitta, Fabiana Ribeiro, Cássia Belini, Celso Palermo, Robson Sampaio e João Almeida trazem diferentes olhares sobre uma das principais celebrações da cultura negra na cidade. A mostra é composta por 40 imagens no tamanho de 40 x 60 cm, registrando o evento entre 2011 e 2018, formando um recorte do grande festejo, com olhares diferenciados. 

Palermo usa o branco e preto para realçar o contraste poético das imagens, enquanto Pitta traz a energia da vibrante religiosidade. Sampaio usa planos abertos para mostrar a grandeza da festa, enquanto Belini foca nos pequenos detalhes que passam despercebidos à maioria. Almeida reforça a identidade dos movimentos populares e Ribeiro capta os retratos dessa gente em suas manifestações culturais.

"A exposição é um carinho e reconhecimento da nossa luta no combate ao preconceito religioso e ao racismo estrutural, e é um trabalho que valoriza toda nossa luta", diz a Mãe Dango Hongolo, uma das idealizadoras e organizadoras do evento. A tradição registrada nas fotos manda que no Sábado de Aleluia religiosos vestidos de branco e com muitas flores, se misturem a grupos de cultura popular em um cortejo com canções e danças que percorre o trajeto da Estação Cultura até a Catedral, onde a água de alfazema é despejada nas escadarias.

Programe-se

Exposição de fotos Lavagem das Escadarias da Catedral Metropolitana

Até 15 de maio, com visitação de segunda a sábado das 9h às 19h, domingos e feriados das 10h às 15h

No Saguão da Estação Cultura - Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n

Entrada gratuita

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por