evento gratuito

Mostra ‘História em Quadrões’ é atração no Sesi Campinas

Exposição itinerante exibe pinturas e esculturas baseadas em grandes obras de arte

Cibele Vieira
05/06/2022 às 10:34.
Atualizado em 05/06/2022 às 10:34
Mônica Lisa, o quadro mais famoso da mostra que poderá ser visitada no Sesi Amoreiras até o fim de julho (Divulgação)

Mônica Lisa, o quadro mais famoso da mostra que poderá ser visitada no Sesi Amoreiras até o fim de julho (Divulgação)

Uma exposição itinerante que já está na estrada há mais de 20 anos chega a Campinas trazendo uma divertida aula de história da arte. O artista é o cartunista Mauricio de Sousa, responsável pelas revistas em quadrinhos da Turma da Mônica, entre outras produções. A mostra "História em Quadrões - Pinturas de Mauricio de Sousa" está instalada no Espaço Galeria - Sesi Campinas Amoreiras, onde ficará até 30 julho, com entrada gratuita, apresentando releituras de pinturas e esculturas de artistas mundialmente consagrados, usando imagens dos personagens dos quadrinhos.

A exposição em Campinas terá diversas pinturas, entre elas "Mônica Lisa", "Independência da Turma", "Cebolinha Tocador de Pífaro", "Lindinhas sob o Bambu"; e esculturas como "Vênus de Milho" e "Horatio". O quadro mais famoso da mostra é "Monica Lisa", que o artista se inspirou após uma visita ao Museu do Louvre, em Paris. Mauricio se apaixonou pelo quadro "Mona Lisa" do pintor renascentista Leonardo da Vinci, principalmente depois de ver um grupo de crianças tentando reproduzir a imagem. Assim surgiu sua releitura brasileira. 

"Não era simplesmente fazer paródias de quadros famosos, era despertar o interesse das pessoas em conhecer os autores de cada uma das obras através da Turma da Mônica", conta a curadora da exposição, Jacqueline Mouradian. Para ela, esse objetivo foi alcançado porque o projeto conseguiu fazer com que as crianças se interessassem por artes de forma lúdica. "Ele tem esse importante papel na disseminação e popularização da história da arte, visto que os personagens criados por Mauricio ao longo de mais de seis décadas de carreira já fazem parte da cultura brasileira", afirma. 

Inspirações e homenagens

Foi em uma vista ao Museu de Arte de São Paulo (MASP), no final da década de 1980, que a primeira ideia dos "Quadrões" surgiu. Ao ver uma de suas obras favoritas - "Rosa e Azul", do pintor impressionista francês Auguste Renoir - que Mauricio se perguntou como seria colocar a turma da Mônica nas obras de grandes artistas para ensinar e divulgar arte para crianças de uma maneira diferente. Foi assim que ele se inspirou para criar o primeiro quadro: "Magali e Mônica de Rosa e Azul". 

Sua pesquisa teve continuidade com homenagens aos grandes mestres da pintura. O personagem Chico Bento, por exemplo, ganhou uma versão "artística" do quadro "O Lavrador de Café", do pintor brasileiro Cândido Portinari e, combinado com o personagem rural, nasceu o "Chico lavrador de Café". O envolvimento com esse mundo da arte aumentou e Mauricio criou muitas obras, relendo com seus personagens pintores nacionais (como Pedro Américo, Almeida Júnior, Di Cavalcanti e Anita Malfatti) e internacionais (Van Gogh, Botticelli, Michelangelo, Velázquez, Monet, Rembrandt e Gauguin), além de esculturas inspiradas em Rodin e outros. O trabalho acabou se transformando em livro, com 37 paródias das obras de artistas consagrados. 

"Fizemos uma montagem especial para o Sesi, buscando um recorte de obras dos principais artistas que o público de todas as idades irá conhecer por meio dos quadros reproduzidos com a Turma da Mônica. Por onde passa, a exposição leva os visitantes ao mundo da arte e do conhecimento cultural, em uma divertida aula de história", comenta Jacqueline Mouradian, curadora da mostra desde sua primeira montagem em 2001, na Pinacoteca do Estado em São Paulo. A exposição já esteve em Salvador, Curitiba, Brasília, Belo Horizonte, Goiânia e Recife. Depois de Campinas, onde fica até 30 de julho, ela segue para São José do Rio Preto (5 de agosto) e Itapetininga (7 de outubro).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por