audiodescrição

Mostra de Cinema Italiano faz uma sessão inclusiva

O filme que será exibido com audiodescrição será O Conformista, longa do cineasta Bernardo Bertolucci, o homenageado da Mostra deste ano

Da Agência Anhanguera
26/04/2018 às 22:01.
Atualizado em 28/04/2022 às 06:57
Cena do longa O Conformista, do cineasta italiano Bernardo Bertolucci será exibido nesta sexta-feira no Salão Vermelho da Prefeitura (Divulgação)

Cena do longa O Conformista, do cineasta italiano Bernardo Bertolucci será exibido nesta sexta-feira no Salão Vermelho da Prefeitura (Divulgação)

A programação da segunda Mostra de Cinema Italiano promove nesta sexta-feira (27) uma sessão inclusiva de filme para pessoas com deficiência visual ou baixa visão. O filme que será exibido com audiodescrição será O Conformista, longa do cineasta Bernardo Bertolucci, o homenageado da Mostra deste ano. A versão é dublada e a audiodescrição é um recurso de acessibilidade comunicacional que amplia o entendimento da obra (em movimento ou estática) para pessoas com deficiência visual ou baixa visão. O filme, de 1970, conta a história de um rapaz, que depois de se casar e de assumir um cargo no governo de Mussolini, em 1938, vai em lua de mel a Paris com uma missão a cumprir. Ele deve procurar um professor italiano que fugiu para a França quando o fascismo chegou ao poder e eliminá-lo. A mostra, iniciada dia 21, prossegue até domingo e a programação completa pode ser acessada no site: www.campinas.sp.gov.br. Sempre com entrada franca, o evento está apresentando 18 títulos, sendo 15 de produções contemporâneas, de 2008 a 2017, e três em homenagem a Bertolucci. Além de O Conformista, estão na programação os longas 1900 (1976) e Assédio (1999). A edição trouxe como convidados os italianos Mimmo Calopresti e Francesco Siciliano, diretores dos filmes A Fábrica dos Alemães e Estado Civil - O amor é o mesmo para todos, respectivamente; e a atriz e jornalista Federica de Santis. A mostra teve ainda concertos da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas interpretando obras do compositor Nino Rota e o Cine Gourmet, que uniu cinema e gastronomia. Hoje, às 14h, no Salão Vermelho da Prefeitura (Av. Anchieta, 200, Centro). Entrada franca.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por