PROGRAME-SE

Mostra Curta Social leva 23 produções para o Centro

O Largo do Carmo será o endereço onde, além das exibições das obras que dão luz ao trabalho de novos talentos, ocorrerão debates com os produtores

Karina Fusco/ cadernoc@rac.com.br
30/11/2023 às 09:28.
Atualizado em 30/11/2023 às 09:28

Cena do curta “Comigo Não”, um material audiovisual sobre violência contra mulher onde Liane Carpani coloca sua experiência na música (THI Ribeiro)

O Largo do Carmo vai se transformar em um grande cinema ao ar livre. Nesta sexta, 1º, e sábado, 2, o local recebe a 2ª Mostra Curta Social, que tem na programação a exibição de 23 filmes - totalizando uma programação de 3 horas - além de debates, que terão a participação de intérpretes de Libras da Central de Interpretação de Libras (CIL). Todos os filmes exibidos irão contar com recursos de acessibilidade como janela de Libras, legendas em português e audiodescrição simultânea. O videoclipe "Arraial das Brincadeiras" abre a programação e "Sobre Vivências", encerra. A programação completa pode ser conferida pelo site do evento: https://linktr.ee/mostracurtasocial

As obras foram selecionadas entre as 32 inscritas e, conforme explicam os curadores Julyana Troya e Gilberto Alexandrino, se diferenciam entre si em relação à linguagem e abordagem, oferecendo uma variedade de estilos e narrativas com um ponto em comum: a reflexão sobre temas invisibilizados que se mantêm em estado de urgência, a exemplo das questões LGBTQI+, de PCDs, do racismo, do feminicídio, da segregação de classes e da saúde mental. "As 32 produções inscritas foram analisadas, pois todas estavam dentro das categorias aceitas: curtasmetragens, videoartes, videodanças e videoclipes. E na verdade, foi muito difícil selecionar, pois todas apresentaram temas bastante críticos e com boa qualidade técnica", revela Julyana.

Sobre o trabalho de seleção, ela explica que "por se tratar a proteção social como a primeira vocação do CEI Campinas, os critérios de seleção da mostra foram, a princípio, as temáticas em relação à sociedade contemporânea como questões étnicas raciais, de gênero e sexualidade, da pessoa em situação de deficiência, violências estruturais, entre outros marcadores sócio-políticos que ainda não alcançaram visibilidade, mas que precisam ser debatidos com urgência. Também foram consideradas questões de qualidade artística do audiovisual, como a criatividade e a finalização em relação à produção de imagem e edição". Ela esclarece ainda que o dispositivo de captação de imagem em si, por exemplo, não foi um critério de eliminação, pois as produções poderiam ter sido feitas até por celular. "Afinal nesta inciativa da mostra em dar visibilidade também à produtores iniciantes, o que observamos tecnicamente foi a habilidade em relação às possibilidades de criação, inclusive em produções com recursos limitados".

A curadora vê também uma importante evolução nesta edição em relação à primeira. "Agora temos uma produção cultural maior e focada no movimento de divulgar e alcançar trabalhos com temáticas importantes para a sociedade, fazendo uma comunicação democrática e de atitude que realmente chegou à diversos grupos e regiões do município. Neste ano, tivemos produções mais profissionais, de grupos independentes à universitários, ONGs e coletivos empenhados em participar de festivais. E um grande diferencial, foi consolidar, apesar de vários desafios, a exibição na praça, que era um sonho da equipe idealizadora", completa.

VOTAÇÃO DO PÚBLICO

Quem assistir à mostra receberá uma cédula para votar em seus vídeos favoritos. Os cinco filmes mais votados de cada dia serão premiados com um estímulo financeiro no valor de R$1.000,00, totalizando 10 prêmios totais do festival.

Todas as exibições estão programadas para acontecer no mesmo local, mas, em caso de chuvas fortes, o evento será realizado no Espaço Marco do Valle, também no Centro, a aproximadamente quatro quarteirões do local original.

PROGRAME-SE

2ª Mostra Curta Social

Quando: sexta-feira, 1º/12, e sábado, 2/12, a partir das 19h30

Onde: Largo do Carmo - Rua Sacramento, 118, Centro.

Em caso de chuva o evento será transferido para o Espaço Marco do Valle - R. Doutor Quirino, 1865

Gratuito

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por