Na próxima semana, vão ocorrer as últimas apresentações do espetáculo 'Lapso', com entrada gratuita e classificação indicativa a partir de 14 anos
Os personagens do espetáculo 'Lapso' são interpretados por estudantes do terceiro ano em diante do Instituto de Artes da Unicamp (Luana Paschoalini)
O Instituto de Artes da Unicamp, por meio do Departamento de Artes Cênicas, promove a Mostra Cênica de Inverno até o próximo dia 27. O projeto possibilita a vivência e experiência dos alunos matriculados no curso durante a graduação. No total, são mais de 100 estudantes envolvidos na produção da atividade, sendo 60 deles presentes em cena. A mostra terá as últimas apresentações no período do dia 24 a 27 deste mês, com o espetáculo “Lapso”, com entrada gratuita e classificação indicativa a partir de 14 anos.
A atividade, que conta com o apoio da Diretoria de Cultura da Unicamp, acontece desde 2010 e traz encenações que abordam temáticas sociais, políticas e afetivas, em um espaço de experimentação artística e formação pedagógica.
Os espetáculos são apresentados em diferentes salas do Instituto de Artes e a orientação é para que os interessados cheguem com uma hora de antecedência, para a retirada dos ingressos.
A única regra das produções é seguir um roteiro original, sem se nortear por um uma dramaturgia, o que resulta em uma experiência imersiva, que convida o público a atravessar diferentes espaços.
A produção "Lapso" será apresentada na próxima semana, abrangendo o estudo do personagem, com montagens que conduzem uma linguagem realista, ao mergulhar na psicologia de cada pessoa em cena e, ao investigar a memória como eixo dramatúrgico. Nesse espetáculo, são utilizados quatro textos diferentes, divididos em dois atos. Ao final, as histórias distintas são unidas pela temática em comum.
De acordo com o coordenador da mostra e diretor de Cultura da Unicamp, professor Eduardo Okamoto, os alunos dos dois primeiros anos do curso participam da produção nos bastidores da atividade, como os setores de iluminação, som e maquiagem. E os estudantes do terceiro ano em diante atuam em cena nas produções, com novos espetáculos a cada semestre. Ao início de cada novo período, o corpo docente da graduação também se organiza para participar da mostra, intercalando as suas funções — a professora que atuou como dramaturga em determinado momento, poderá contribuir na preparação do elenco em outra produção, por exemplo.
“É preciso exercitar. A mostra é importante para os estudantes ao possibilitar a vivência de uma atividade profissional com uma apresentação pública, o que também é relevante para a Unicamp, devido ao incremento da vida cultural para além da Universidade”, afirma Okamoto. Portanto, finalizou, essa é uma atividade que transforma o aprendizado e o contexto em que está inserido.
PROGRAME-SE
Mostra Cênica de Inverno 2025
Lapso com intérprete de Libras
Quando: Dias 24, 25, 26 e 27, às 15h e 19h30.
Sala AC03 e AC04
Classificação indicativa: 16 anos
Onde: Pave Artes Unicamp Rua Pitágoras, nº 500, Cidade Universitária.
Entrada livre e gratuita.
Informações: @labprodunicamp
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram