A história do lendário líder medieval e dos Cavaleiros da Távola Redonda, que remonta ao século V d.C., é tema de palestra que mostra a relevância de sua simbologia para os dias atuais
(freepick)
O principal legado de um dos maiores mitos da literatura clássica ocidental está nos valores de igualdade, caráter, justiça, coragem e lealdade que permeiam a filosofia dessa narrativa e que são importantes para os dias atuais. Esta é a principal razão do advogado criminalista e professor de filosofia Orlando Lurial ter escolhido o tema "Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda" para a palestra que acontece amanhã (dia 19), às 20h, na Nova Acrópole Campinas. Ele revela que pretende "explorar o rico simbolismo e a relevância histórica desses mitos para a evolução da humanidade".
"O ciclo arturiano, composto por narrativas que remontam ao século V d.C., será apresentado em detalhes abordando desde o nascimento e juventude de Arthur até sua ascensão como Rei dos Bretões e os episódios que cercaram a criação de Camelot e da Távola Redonda", explica Lurial. Para ele, essa história vai além da fantasia medieval e permite refletir sobre como essas narrativas influenciam até hoje os conceitos de liderança, amizade e moralidade. "O mito do Rei Arthur continua a inspirar por sua riqueza simbólica e pelos valores universais que transmite", diz.
MITO E EVOLUÇÃO
A análise do mito do Rei Arthur — que tem a parte histórica e mística — abrangerá a origem e evolução ao longo dos séculos, com destaque para sua importância cultural e filosófica. Esses conceitos, segundo Lurial, norteiam até hoje a postura de lideranças, que se apoiam em princípios defendidos por esses personagens lendários. Segundo o palestrante, "os cavaleiros representam valores como bravura, honra e ilustram o ideal de cooperação e igualdade em um mundo de hierarquias rígidas". E acrescenta que "o mito nos ajuda a compreender a história humana, nos abre uma porta e amplia a compreensão do mundo".
Rei Arthur é um dos principais personagens do folclore britânico, sendo rei dos bretões e governante do Castelo de Camelot, com ajuda dos cavaleiros que se sentavam em uma távola (mesa) redonda, para manter a posição de igualdade entre eles.
Nascido de uma traição perpetrada por seu pai, tornou-se rei ao retirar a espada Excalibur de uma rocha. Passou a governar os bretões e, com os Cavaleiros da Távola Redonda, lutou contra os saxões, monstros, bruxas, gigantes, entre outros. Existem muitos personagens e lendas relacionadas a essa história, que alguns historiadores classificam como mitologia arturiana.
Com o tempo, os personagens dessa literatura se tornaram populares, principalmente depois do filme "Excalibur" (1981), entre eles o mago Merlin (que teria criado Arthur), sua meia-irmã Morgana (que tentou destroná-lo), o cavaleiro Lancelot (que o traiu) entre outros.
"Desde criança eu ouço essas histórias e elas sempre me atraíam pelas situações complicadas, por ser uma narrativa atemporal e pela simbologia que fui entendendo melhor à medida que me aprofundei nas questões filosóficas", relata Lurial, que pretende revelar muitos detalhes de toda a história e seus personagens.
"Não apenas a história do Rei Arthur, mas todos os mitos têm um objetivo, que é fazer com que as pessoas sejam melhores, que evoluam e entendam que o mal não existe, ele surge na ausência do bem", diz o professor.
FILOSOFIA
A escola de filosofia Nova Acrópole é uma organização que atua nas áreas de Filosofia, Cultura e Voluntariado. Oferece palestras e cursos ministrados por professores voluntários e tem unidades em mais de 60 países. Em seu site (nova-acopole.org.br), apregoa "o amor à sabedoria, por meio do estudo comparativo de filosofias, religiões, ciências e artes para desenvolver o melhor do ser humano, possibilitando a sua realização como indivíduo e um membro ativo da sociedade". Em Campinas, a entidade funciona com a colaboração de voluntários. O professor Orlando Lurial mora em Capivari e vem a Campinas com frequência para os cursos de Filosofia e as palestras. "A filosofia, quando nos identificamos, nos busca e se torna uma história de vida", finaliza.
PROGRAME-SE
Palestra: "Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda"
Quando: Amanhã (quarta, dia 19) às 20h
Onde: Nova Acrópole Campinas - R. Camargo Paes, 571, Jardim Guanabara
Entrada Gratuita
Informações: WhatsApp: (19) 98960 5307 https://nova-acropole.org. br/unidades/campinas/
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram