EXPOSIÇÃO

Memórias e reflexões de uma artista visual com perda auditiva

Mostra gratuita "Diagnóstico da Cigarra" tem abertura nesta quinta-feira, às 18h, no Espaço Cultural Marco do Vall

Aline Guevara
28/04/2022 às 09:47.
Atualizado em 29/04/2022 às 09:54
Com o seu trabalho, a artista visual Rosilene Fontes quer chamar atenção do público sobre a percepção sensível de uma pessoa surda (Divulgação)

Com o seu trabalho, a artista visual Rosilene Fontes quer chamar atenção do público sobre a percepção sensível de uma pessoa surda (Divulgação)

Começa nesta quinta-feira (28), no Espaço Cultural Marco do Valle, no centro, a mostra "Diagnóstico da Cigarra", que tem entrada gratuita. Nela, a artista visual Rosilene Fontes expõe 20 obras que resgatam suas memórias e experiências, inclusive durante a perda auditiva na infância. Ela mescla o seu próprio processo de diagnóstico a relatos de outras pessoas surdas, convidando também o público a se engajar na tomada de consciência de suas capacidades sensoriais e seus receios pessoais.

"Como é viver e conviver com o silêncio? Qual é a percepção sensível de uma pessoa surda? E sua inteligência estratégica para potencializar outros sentidos e driblar situações cotidianas?". Essas são algumas das reflexões propostas pela exposição, que tem produção cultural do também artista Bruno Novaes e participação do Coletivo Mão Dupla, grupo de artistas surdos e ouvintes. Durante a abertura, nesta quinta, a partir das 18h, além de fotografias, serão apresentados vídeos e poesias acerca do universo surdo. Os artistas farão uma performance a partir da comunicação por sinais e expressões corporais.

O curioso título da mostra "Diagnóstico da Cigarra" refere-se à própria percepção de Rosilene durante a infância. Ainda criança, a artista percebeu que tinha dificuldades em ouvir o som do inseto, dependendo do lado que repousasse a cabeça no travesseiro. Recebeu o diagnóstico da perda auditiva irreversível no ouvido esquerdo aos 21 anos e no direito depois dos 30. 

PROGRAME-SE

EXPOSIÇÃO "DIAGNÓSTICO DA CIGARRA" 

Quando: Abertura quinta-feira, 28/04, das 18h às 21h, e visitação de 28/04 a 29/05, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábados, das 9h às 12h.

Onde: Espaço Cultural Marco do Valle - Rua Dr. Quirino, 1856, Centro.

Agendamento intérprete de Libras:

Entrada gratuita

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por