CULTURA

Marcos Garcia mostra obras produzidas na técnica pastel seco

A exposição de quadros do artista, que iniciou a carreira em Campinas e amadureceu a técnica em Paris, começa hoje e segue aberta para visitação gratuita até 25 de maio

Cibele Vieira/[email protected]
10/05/2024 às 16:50.
Atualizado em 10/05/2024 às 16:53
Na exposição ‘Luminosidades’, o artista Marcos Garcia apresenta 15 quadros de diferentes formatos e épocas de sua carreira (Divulgação)

Na exposição ‘Luminosidades’, o artista Marcos Garcia apresenta 15 quadros de diferentes formatos e épocas de sua carreira (Divulgação)

A exposição “Luminosidades” faz uma retrospectiva dos trabalhos do artista Marcos Garcia, por meio de 15 quadros de diferentes formatos e épocas, todos na técnica de pastel seco. Também integra a mostra uma exibição dos bastões de pastel seco e a difusão de um vídeo com um breve histórico sobre a técnica e mostrando os principais artistas que se destacaram com ela. 

Com pouco mais de 40 anos de experiência pelas artes plásticas, Marcos Garcia começou sua carreira em Campinas, mas foi em Paris que aprendeu as técnicas necessárias para complementar seu aprendizado. Teve sua formação em pintura, começando pela aquarela, pintura chinesa, passou por uma imersão nos clássicos e estudou os impressionistas. 

Esta é a oitava exposição individual que Garcia realiza em Campinas. Ele conta que pretende expor uma gama de expressões de sua obra, “com um trabalho voltado para o sensível, mesclando linha e cor em uma relação lírica e poética”. Formado pelo Institut Superieur de Peinture Van Der Kelen (Bruxelas), o artista participou de exposições coletivas e inaugurou sua primeira mostra individual no Relais Culturel, de Chaillot. 

Após retornar ao Brasil, trabalhou como restaurador – contribuindo para o resgate de prédios históricos e fazendas da região de Campinas –, atuou na área de decoração de residências e comércios e, nos últimos 20 anos, se dedica quase exclusivamente ao desenvolvimento de trabalhos pessoais, mais focado recentemente à técnica do pastel seco. 

Garcia explica que “o pastel seco é uma técnica artística que foi concebida, da forma como conhecemos hoje, na França durante o Renascimento”. Em 1499, Leonardo da Vinci se referiu a uma nova técnica para pintura a seco que conheceu em seu encontro com o artista francês Jean Perréal. Naquela época, o pastel era usado apenas para realçar os estudos preparatórios para as pinturas. No entanto, sob forma mais rudimentar, ela existiu desde tempos imemoriais, ressalta o artista: “poderíamos mesmo considerar o procedimento usado nas pinturas realizadas nas cavernas pelo homem pré-histórico como algo bem próximo do procedimento atualmente utilizado pelos pastelistas – como são chamados os adeptos desta técnica”.

PROGRAME-SE

Exposição ‘Luminosidades’ 

Quando: Abertura, hoje, dia 10, às 18h30. Visitação entre 11 e 25 de maio, com presença do artista às quartas-feiras, das 15h às 17h, e aos sábados, das 10h às 12h. Para os demais dias e horários, agendar pelo Whatsapp (19) 98351-0084

Onde: Tote Espaço Cultural – Rua Dona Maria Franco Salgado, nº 260, Sousas, Campinas

Entrada Gratuita

Informações: Whatsapp : (19) 98351 0084 - https://www.marcosgarcia.art.br/

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por