CULTURA

Mapeamento inédito registra agentes culturais com deficiência em Campinas

Formulário pode ser preenchido até o dia 10 de agosto e é destinado a pessoas maiores de 18 anos

Da Redação/[email protected]
21/06/2024 às 18:00.
Atualizado em 21/06/2024 às 18:00
O levantamento é uma oportunidade para a Câmara Temática Inclusão na Diversidade identificar a existência de pessoas com deficiência que fazem e pensam cultura na região e entender quais são as suas demandas (Divulgação)

O levantamento é uma oportunidade para a Câmara Temática Inclusão na Diversidade identificar a existência de pessoas com deficiência que fazem e pensam cultura na região e entender quais são as suas demandas (Divulgação)

Está em andamento um mapeamento destinado a agentes culturais com deficiência, maiores de 18 anos, que atuem em Campinas (mesmo que residam em outra cidade). É uma iniciativa da Câmara Temática da Pessoa com Deficiência que tem o objetivo de identificar e se aproximar de quem faz e se interessa pela área, para promover ações e discussões sobre a intersecção de cultura e acessibilidade. O formulário, online, pode ser preenchido até 10 de agosto deste ano.

Por agente cultural, a iniciativa prevê várias possibilidades: artista, professor, influenciador digital, técnico da cultura tais como comunicador, iluminador, produtor cultural, artesão, podem participar grupos de cultura tradicional ou de cultura geek, entre outras tantas dedicações. O formulário tem 42 perguntas e demora aproximadamente de 15 a 20 minutos para ser preenchido, está disponível em português e em Libras, e foram adotadas metodologias acessíveis para a sua construção. Quem precisar de ajuda para o preenchimento do formulário, basta entrar em contato pelo e-mail camaratematicapcd@ gmail.com ou pelo grupo de whatsapp: https://chat.whatsapp.com/DQFgKuecdEb8 hZtTgoUN2V.

O mapeamento faz parte do projeto "Direitos Culturais das Pessoas com Deficiência de Campinas", contemplado pelo Programa de Ação Cultural (Proac) da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo. Além de reivindicar o direito de acesso já previsto pela Lei Brasileira de Inclusão a espaços culturais, a iniciativa será uma oportunidade de mostrar que existem pessoas com deficiência na região fazendo e pensando cultura e entender quais são as suas demandas.

“Também será uma oportunidade de destacar e dar visibilidade para a atuação de pessoas com deficiência que já são agentes culturais no cenário local, promovendo um olhar mais diverso para o setor cultural em reconhecimento às culturas e produções das pessoas com deficiência”, explica Paula Monterrey, coordenadora e proponente do projeto. Ao identificar as necessidades e barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência no acesso à cultura, especificamente no município de Campinas, o projeto quer potencializar mudanças estruturais e políticas para tornar os espaços culturais mais acessíveis a longo prazo. A divulgação dos resultados do mapeamento está prevista para o segundo semestre deste ano.

A Câmara Temática Inclusão na Diversidade é um espaço organizado pela sociedade civil e que surgiu em 2020 a partir da mobilização de pessoas com deficiência e apoiadores. Hoje faz parte do Conselho de Política Cultural e atua junto à Frente da Cultura de Campinas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por