Águeda tem um exemplar de 21 metros e também um bom velhinho em miniatura que só pode ser visto com a ajuda de um microscópio
O Papai Noel instalado em uma área pública de Águeda tem mais de 250 mil lâmpadas de led e é considerado o maior do mundo (Câmara Municipal de Águeda)
A cidade de Águeda, no distrito de Aveiro, se transformou em um dos principais pontos de visitação turística em Portugal neste período de festas por apresentar o maior e o menor exemplares de Papai Noel do mundo.
Com cerca de 21 metros de altura e iluminado com mais de 250 mil lâmpadas de led, a imagem do "Pai Natal", como o Papai Noel é conhecido em Portugal, está instalado no Largo 1º de Maio e é considerado o maior já montado, segundo a Câmara Municipal local.
Durante as festividades natalinas, o turista também pode encontrar na cidade uma nanoestrutura do artista Willard Wigan, que só pode ser visualizada com um microscópio, com o "bom velhinho de barbas brancas" dentro do buraco de uma agulha.
A obra de arte está exposta no Posto de Turismo de Águeda e pode ser visitada gratuitamente com entrada gratuita.
As ruas da cidade também estão decoradas a rigor, com várias instalações e com os famosos guarda-chuvas que já são sinônimo de fotos especiais na cidade portuguesa. Há ainda o Mercado de Natal, com feira de artesanato e parque de diversão, além de uma vasta programação cultural, que inclui recitais de piano e apresentação de coral com músicas natalinas. A programação temática em Águeda se estende até 8 de janeiro.