Entrada Gratuita

Mainumy Beija Flô traz para Campinas seus cantos amazônicos

Acompanhada pelo músico multi-instrumentista Iago Tojal, a artista faz show gratuito nesta quinta-feira com tambores, maracás e sons ancestrais de Belém do Pará

Cibele Vieira/ [email protected]
28/09/2023 às 09:07.
Atualizado em 28/09/2023 às 09:07
Iago Tojal, multi-instrumenstita que há 13 anos deixou o Acre para viver e estudar aqui, acompanha Mainumy Beija Flô em passagem por Campinas (João Urubu)

Iago Tojal, multi-instrumenstita que há 13 anos deixou o Acre para viver e estudar aqui, acompanha Mainumy Beija Flô em passagem por Campinas (João Urubu)

É com o toque do tambor e o soar dos maracás que a cantora Mainumy Beija Flô e o multiinstrumentista Iago Tojal se apresentam nesta quinta-feira, 28, no Espaço Cultural Goma, em Barão Geraldo, com expectativa de muita magia no ar, com sons diferentes e culturas de outros povos. "Espero que o público sinta o poder da música por si só e que possa receber nossas composições de coração aberto para sentir o que a música tem para nos ensinar", diz Mainumy. A artista belenense, que iniciou a carreira artística em 2012, tem na natureza e espiritualidade suas principais fontes de inspiração. Antes conhecida como Thalia Sarmanho, ela passou recentemente por uma transição de identidade, assumindo o nome Mainumy, que significa "Beija flor" em linguagem indígena, para celebrar um novo ciclo da vida artística como mensageira xamã da espiritualidade cantada. Já lançou o EP "Paná" (2017) e o álbum "O Caminho da Anta" (2018) com a banda Feira Equatorial e o EP "Sol Mestre" (2019) com Leo Venturieri.

Iago Tojal, multiartista e pesquisador da cultura popular, que veio de Rio Branco, AC, está há 13 anos em Campinas, onde integra o grupo de pífanos "Flautins Matuá". Ele é formado pela Unicamp, onde também fez mestrado, e lançou com o Flautins Matuá o disco "Na Pisada" e com a banda de reggae "Tribo do Sol" o disco "Cura Cura". 

O show será dividido em duas partes, de uma hora de duração cada. Começa com a apresentação de Iago Tojal, com um repertório de canções autorais e clássicos amazônidas de compositores nortistas consagrados, como Nilson Chaves, Waldemar Henrique e João Donato. A segunda parte ficará por conta de Mainumy, que contará com canções autorais, com ritmos amazônidas que perpassam pelo carimbó, batuque, ijexá e lundu.

Ao valorizar e dar espaço para as culturas regionais, o Goma se abre para a cultura imaterial do Brasil. Francisco Flores, produtor cultural da casa, conta que "a proposta cultural do espaço é diversa, aberta para a experimentação e permite que estilos diferentes se misturem ao mesmo tempo". Ele defende que "fazer conexões com outras regiões é abrir-se para lugares outros que nos colocam em contato com afetos desconhecidos, outras perspectivas. Estar no mesmo lugar não significa que não possamos experimentar lugares outros, já que o espaço se constituiu não somente por coordenadas físicas, ele se compõe por afetos e sentimentos, por complexas misturas que dão nitidez à vida e permitem que novas conexões aconteçam".

PROGRAME-SE Show "Canturias e Encantarias Amazônidas" 

Quando: quinta-feira, 28/9, às 19h

Onde: Goma Arte e Cultura - Av. Santa Isabel, 518, Vila Santa Isabel, Barão Geraldo

Entrada Gratuita

Informações: Tel.: 3365-6555- Instagram @colaemgoma

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por