Literatura Portuguesa

Livraria de Portugal inaugura espaço dedicado a livros raros

Acesso ao novo espaço da Lello, requer agendamento antecipado e é limitado a 50 visitantes

Karina Folegatti - especial para o Caderno C
03/05/2022 às 09:53.
Atualizado em 03/05/2022 às 17:21
Novo espaço da famosa livraria de Portugal: brasileiros estão entre os principais visitantes estrangeiros (Manuel Varzim)

Novo espaço da famosa livraria de Portugal: brasileiros estão entre os principais visitantes estrangeiros (Manuel Varzim)

Considerada uma das mais bonitas do mundo, a Livraria Lello, localizada na cidade do Porto, em Portugal, inaugurou em março a Gemma, um novo espaço dedicado a livros raros, edições de luxo, manuscritos, primeiras edições e livros-objeto, material de espécie única para colecionadores. É um local privilegiado para quem procura livros como objetos de arte e investimento.

Entre as relíquias da nova sala, no andar inferior da livraria, está um exemplar da primeira edição de "Moby-Dick or The Whale", de Herman Melville, que pertenceu a Jim Morrison, vocalista da banda The Doors. O exemplar foi encontrado no apartamento do cantor, após sua morte, em 1971. Contém uma assinatura do proprietário anterior e inclui uma caixa de couro personalizada por Morrison, segundo descreveu Susana Mano, representante da Livraria Lello.

Amantes da literatura também podem encontrar na nova sala exemplares assinados das primeiras edições em francês e em inglês de "O Pequeno Príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry; uma unidade da primeira edição de "Orgulho e Preconceito", de Jane Austen; um exemplar da primeira edição de "O retrato de Dorian Gray", assinada por Oscar Wilde; e uma raríssima unidade da primeira edição de "Harry Potter e a Pedra Filosofal", de J. K. Rowling. Parte destas obras estão disponíveis também na loja on line.

A Gemma traz, ainda, a exposição que reúne parte do espólio da Coimbra Editora e da Brazenhead Books (imortalizada pelo The New York Times como a "última livraria pirata de Nova Iorque), duas icónicas casas dos livros. 

Literatura Portuguesa

A história da própria Livraria Lello, inaugurada em 1906, também é destaque através de livros, catálogos e registos únicos, que contam histórias de uma marca centenária. Destacam-se cartas de personalidades marcantes da Literatura Portuguesa, como Camilo Castelo Branco e Eça de Queiroz. 

O acesso a este espaço dentro da livraria requer agendamento antecipado (limitado a 50 pessoas por dia e sujeita a confirmação por e-mail da data e horário para visitação disponíveis). O agendamento é pelo site www.livrarialello.pt. Durante a visita, o turista tem um acompanhamento personalizado feito por um funcionário da livraria. A Gemma funciona de quarta a domingo, das 10h às 19h. O ingresso sai por 5 euros e o valor pode ser abatido na compra de um livro.

A Livraria Lello, que é considerada um dos pontos turísticos e culturais imperdíveis na cidade do Porto, fica na Rua das Carmelitas, 144, Centro Histórico. Tem fácil acesso pela linha amarela do Metrô, com saída nas estações Aliados ou São Bento. 

Inspiração para a autora de Harry Potter 

Com fachada neogótica, uma escadaria central na cor vermelha e um grande vitral no teto, a Lello tornou-se mundialmente conhecida por, supostamente, ter sido inspiração para J.K Rowling escrever a saga Harry Potter. A fama fez com que desde 2015 a livraria passasse a cobrar ingresso. Mesmo assim, a fila para a entrada facilmente ocupa o quarteirão. No entanto, em 2020, o famoso estabelecimento virou alvo de polémica quando a autora britânica negou a sua alegada inspiração, afirmando no Twiter que nunca entrou na Livraria Lello, mesmo tendo morado na cidade do Porto no início da década de 1990.
Independente dos motivos, a Livraria Lello continua sendo um dos principais pontos de visitação portuense. Segundo sua assessoria de imprensa, o local recebe em média 1,2 milhão de visitantes por ano. Entre as nacionalidades estão principalmente portugueses, espanhóis, franceses, italianos, americanos e, claro, brasileiros.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por