CULTURA

Lina Penteado: um balé fotográfico

O livro de fotografias de Alex Nucci sobre os 47 anos da tradicional Academia de Balé de Campinas será lançado hoje

Da Redação/[email protected]
22/06/2024 às 15:08.
Atualizado em 22/06/2024 às 15:08
No livro ‘O Ballet Lina Penteado’, o fotógrafo Alex Nucci mostra bastidores e palcos, coreógrafos consagrados e personagens anônimos, além de bailarinos e bailarinas que passaram pelos corredores da academia, com suas montagens e grandes espetáculos (Alex Nucci)

No livro ‘O Ballet Lina Penteado’, o fotógrafo Alex Nucci mostra bastidores e palcos, coreógrafos consagrados e personagens anônimos, além de bailarinos e bailarinas que passaram pelos corredores da academia, com suas montagens e grandes espetáculos (Alex Nucci)

Os 47 anos de registros fotográficos da Academia Lina Penteado sob o olhar do fotógrafo Alex Nucci (1942-2020) resultaram no livro "O Ballet Lina Penteado". A obra será lançada hoje em Campinas, em evento a partir das 17h, no atual instituto, hoje nomeado Academia IAD — Lina Penteado. O lançamento é aberto ao público, gratuito e o volume estará disponível para venda no local. 

Através de fotografias e textos de sua autoria, Alex Nucci mostrou bastidores e palcos, coreógrafos consagrados e personagens anônimos, além de bailarinos e bailarinas que passaram pelos corredores da academia, com suas montagens e espetáculos. Ele aproveitou o espaço para registrar também a história pessoal, não só profissional, de Lina da Cunha Penteado, mulher que se dedicou ao ensino da dança em Campinas e deixou um legado artístico importante para a cidade. Um dos mais icônicos espetáculos encenados pela sua Academia, "O Lago dos Cisnes", de Tchaikovsky, — apresentado em Salvador e no Teatro Municipal de São Paulo em conjunto com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas — está registrado com muitos detalhes no livro.

O livro reúne fotografias feitas ao longo de 47 anos, de 1952 a 1999, período em que Alex esteve próximo da Academia e de Lina. Ele faleceu em 2020, mas o trabalho que deu origem a essa obra já estava organizado e encaminhado. Coube ao filho de Lina, Moacir da Cunha Penteado, coordenar a produção desta edição independente, que teve a orientação do jornalista e editor Ricardo Lima, além do apoio dos empresários Luiz Norberto Paschoal e Juarez Cintra Pereira. 

"Ela era uma mulher de muita iniciativa, muito dinâmica e sempre buscava o novo. O Alex queria homenageá-la e nós queremos mostrar a lutadora que ela foi, deixar na memória de Campinas o muito que ela fez pelas artes", lembra Moacir, que é mais conhecido pelo apelido de Cizinho. 

Lina, que faleceu em 2014, fundou a Academia Lina Penteado e profissionalizou o balé em Campinas. Foi um dos primeiros espaços de dança do País a ter cursos oficializados pelo Ministério da Educação com qualificação técnica em nível de segundo grau e, em 1970, foi pioneira ao se filiar à Royal Academy of Dance, de Londres, proporcionando o intercâmbio entre alunos, recebendo examinadores e sediando eventos internacionais.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por